Nossa Senhora do Rosário - 07 de outubro


Nossa Senhora do Rosário-07 de outubro

Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A origem da devoção à Nossa Senhora do Rosário é muito antiga, mas sua propagação tomou impulso com São Domingos de Gusmão. Foi por sua inspiração que São Domingos fez do Rosário sua poderosa arma para combater a heresia dos albingenses, isto no início do século XIII, onde a tal heresia crescia vertiginosamente na França. Fundou a ordem dominicana e por sua intensa propagação e devoção, a Igreja lhe conferiu o título de “Apóstolo do Santo Rosário”.

Na história, Maria apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".
 
Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova / Página Oriente

--------------------------
Oração à Nossa Senhora do Rosário


Nossa Senhora do Rosário,
dai a todos os cristãos a graça
de compreender a grandiosidade
da devoção do santo rosário,
na qual, à recitação da ave-maria,
se junta profunda meditação
dos santos mistérios da vida,
morte e ressurreição de Jesus,
vosso Filho e nosso Redentor. 

São Domingos, apóstolo do rosário,
acompanhai-nos com vossa bênção
na recitação do terço,
para que, por meio dessa devoção a Maria,
cheguemos mais depressa a Jesus;
e, como na batalha de Lepanto,
Nossa Senhora do Rosário
nos leve à vitória em todas as lutas da vida.

Por seu Filho, Jesus Cristo,
na unidade do Pai e do Espírito Santo.
Amém.

Fonte: Os cinco minutos dos santos, J. Alves, Editora Ave-Maria)

Comentários

  1. Olá!! Visitar seu blog é sempre uma satisfação.
    Que com Maria, a Mãe de Deus e, sobretudo, com o seu “sim”, a nossa atenção se volte para Jesus e com Ele percorramos a trajetória de Sua vida: nascimento, ministério, Paixão e ressurreição.
    Bom final de semana na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog