Maria à Luz dos Escritos Patrísticos
Através dos primeiros escritos históricos, perceba como desde o princípio a mãe de Deus foi honrada
como tal. Maria foi respeitada e honrada pelos cristãos que foram
compreendendo e aprofundando os títulos encontrados no Evangelho. Que
estes textos façam aumentar seu amor a Nossa Senhora.
Santo Efrém "o Sírio" - ano 360-370
Em honra de Maria compôs muitos e muitos versos até hoje conservados, ele que é a voz mais representativa e autorizada da Igreja siríaca antiga. Suas expressões são magníficas a respeito de Nossa Senhora. Poeta de grande inspiração, tem um profundo amor por Maria.
"O anjo Gabriel foi enviado a Maria para preparar uma morada para seu Senhor. Nela a raça dos homens vis e insignificantes se uniu com a raça divina que está acima de todas as paixões... Pela prole de Maria tem sido abençoada aquela mãe que foi amaldiçoada em seus filhos (Genesis III,16), trazendo bênçãos, as mais profundas, a esta mulher, cuja prole destruiu a morte e a Satanás. E no seio de Maria se fez criança, Aquele que é igual a Seu Pai desde a eternidade; comunicou-nos Sua grandeza e assumiu nossa pequenez: conosco se fez mortal e nos infundiu Sua Vida a fim de livrar-nos da morte... Maria é o jardim ao qual desceu, do Pai, a chuva de bênção. Esta aspersão chegou até o rosto de Adão: assim Este recobrou a vida e se levantou do sepulcro, já que por seus inimigos tinha sido sepultado no Sheol" (Carmina Soguita, 1)
Santo Efrém "o Sírio"
306 — 373 d.C. Foi um prolífico compositor de hinos e teólogo do século IV d.C.
Ele é venerado por cristãos do mundo inteiro, mas especialmente pela Igreja Ortodoxa Síria, como um santo.
Efrém escreveu uma grande variedade de hinos, poemas e sermões de exegese bíblica, em verso e em prosa. Eram obras de teologia prática para a edificação da igreja em tempos turbulentos. Suas obras eram tão populares que, por séculos após a sua morte, os autores cristãos escreveram centenas de obras pseudepígrafes em seu nome. As obras de Efrém são testemunhas de uma forma mais antiga de cristianismo na qual as ideias ocidentais tinham pouca influência.
Efrém tem sido considerado o mais importante de todos os Padres da Igreja na tradição siríaca da igreja.
Mais de quatrocentos hinos compostos por Efrém ainda existem. As mais importantes entre suas obras são os seus hinos edificantes e líricos. Particularmente influenciais foram seus "Hinos contra as heresias". Efrém os utilizava para alertar seu rebanho das heresias que ameaçavam dividir a igreja primitiva. Ele lamentava os fiéis que eram "atirados de um lado para o outro e carregados em cada nova doutrina, pela esperteza humana, por suas habilidades e desejos enganadores"
Fonte: Eu Sou Feliz Por Ser Católico - Pe. Marcelo Rossi
Comentários
Postar um comentário