Maria à Luz dos Escritos Patrísticos
Através dos primeiros escritos históricos, perceba como desde o princípio a mãe de Deus foi honrada como tal. Maria foi respeitada e honrada pelos cristãos que foram compreendendo e aprofundando os títulos encontrados no Evangelho. Que estes textos façam aumentar seu amor a Nossa Senhora.
4. Santo Irineu - ano 185 d.C.
"Da mesma forma que aquela (Eva) foi seduzida por desobedecer a Deus, esta (Maria) foi persuadida a obedecer a Deus por ser ela, a Virgem Maria, a advogada de Eva. Assim o gênero humano,
submetido à morte por uma Virgem, tornando-se contra-balançada a desobediência de uma virgem pela obediência de outra" (Contra as Heresias liv. 5, cap. 19)
"Por conseguinte,... encontra-se Maria, Virgem obediente... Eva, ainda virgem, fez-se desobediente e tornou-se para si e para todo o gênero causa de morte. Maria, Virgem obediente, tornou-se para si e para todo o gênero humano causa de Salvação... A partir de Maria até Eva, retoma-se o mesmo círculo (= a recirculação). Não existe outro modo de desatar o nó a não ser fazendo com que os fios da corda onde se deu o nó, percorram o sentido contrário... Eis porque Lucas inicia a genealogia de Jesus começando pelo Senhor e indo até Adão (Lucas III,23-38), evidenciando que o verdadeiro movimento da geração não procede dos antepassados até Cristo, mas vai de Cristo a eles segundo... o Evangelho da vida."
"Assim é que a desobediência de Eva foi resgatada pela obediência de Maria; com efeito, o nó que a virgem Eva atou com a incredulidade, Maria o desatou com a Fé" (Contra as Heresias 3,22).
Santo Irineu
Ele nasceu entre os anos 140-160 na Ásia Menor e morreu por volta de 202 d.C.. Foi discípulo de São Policarpo, por sua vez discípulo de São João, o que o liga Santo Irineu ao tempo apostólico e confere um grande valor às suas palavras. Consagrado bispo de Lion, sul da França, é o teólogo mais importante do século II. Escreve contra os hereges e sua obra constitui, sobretudo, uma defesa da fé católica em relação ao gnosticismo. Chamada Adversus Haereses ou Contra as Heresias consta de cinco livros que nos testemunham a Tradição Apostólica, ou seja, para pertencer à Igreja Católica é necessário estar ligado à sucessão apostólica. Ele, em seus livros, demonstra de maneira especial a sucessão apostólica na sucessão episcopal (dos bispos). Diferentemente dos hereges, esta sucessão apostólica católica pode ser comprovada e chega até aos próprios Apóstolos. Segundo Santo Irineu, deve-se sempre estar em comunhão com esta "Sucessão do episcopado".
E em seus livros, ele cita, das Igrejas, a maior, a mais antiga e a mais bem fundada de todas, a de Roma estabelecida por Pedro e Paulo. Um testemunho histórico e verdadeiro do primado romano, ou seja, primado dos sucessores de São Pedro, os Papas.
Sacramentalmente, ele testemunha a fé de que a oração pronunciada sobre o pão e o vinho na Eucaristia os transforma em Carne e Sangue de Cristo. Constituindo em uma testemunha muito importante, da real presença do Senhor Jesus na Eucaristia. Ele escreveu por volta dos anos 180-185, segundo os especialistas.
Fonte: Eu Sou Feliz Por Ser Católico - Pe. Marcelo Rossi
Comentários
Postar um comentário