Maria à Luz dos Escritos Patrísticos
Através dos primeiros escritos
históricos, perceba como desde o princípio a mãe de Deus foi honrada
como tal. Maria foi respeitada e honrada pelos cristãos que foram
compreendendo e aprofundando os títulos encontrados no Evangelho. Que
estes textos façam aumentar seu amor a Nossa Senhora.
5. Tertuliano - ano 205 d.C.
É um dos primeiros escritores de língua latina. Ele, várias vezes, afirma a concepção virginal de Cristo no seio de Maria:
"A norma de Fé é absolutamente uma só, imutável, irreformável: Crer em um só Deus Todo-Poderoso, Criador do mundo, e em Jesus Cristo, Seu Filho nascido da Virgem Maria" (Do Véu das Virgens, 1).
"Antes de tudo, será preciso apontar o motivo pelo qual o Filho de Deus devia nascer de uma virgem: devia nascer de um modo novo, o iniciador de um novo nascimento, acerca do qual o Senhor havia dado um sinal anunciado de antemão por Isaías. Qual é este sinal? A virgem conceberá e dará à luz um filho (Isaiae VII,14). Concebeu, pois, a Virgem e deu à luz ao Emanuel, que significa Deus-conosco" (Da Carne de Cristo 17,2).
Tertuliano
Quinto Setímio Florente Tertuliano (c. 160 - c. 225), nascido em Cartago, se converteu ao cristianismo antes de 197, foi um escritor prolífico de apologética, obras teológicas e ascéticas. Ele era filho de um centurião romano. Tertuliano era um advogado em Roma. Ele denunciou doutrinas cristãs que considerava heréticas. Tertuliano defendeu a Santíssima Trindade, desenvolveu a mariologia, e é homenageado como o “Pai da Igreja Latina”. Após 206 ele se juntou aos montanistas, uma seita herética que aceitava o seu rigorismo. Algum tempo depois ele se separou dos montanistas e fundou uma seita de sua autoria. Os tertulianistas restantes foram reconciliados com a Igreja Católica por Santo Agostinho. Ele demonstrou-se contra o primado papal defendido pelo Papa Calixto I.
Fonte: Eu Sou Feliz Por Ser Católico - Pe. Marcelo Rossi
Fonte: Eu Sou Feliz Por Ser Católico - Pe. Marcelo Rossi
Comentários
Postar um comentário