Dia de Finados - 02 de novembro
No Dia de Finados todos são convidados a rezar por aqueles que já faleceram e a lembrar que a existência terrena é passageira. Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), na oração do Credo, a profissão da fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e na sua ação criadora, salvadora e santificadora culmina na proclamação da ressurreição dos mortos, no fim dos tempos, e na vida eterna.
Diz o documento, no número 989: “Nós cremos e esperamos firmemente que, tal como Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos e vive para sempre, assim também os justos, depois da morte, viverão para sempre com Cristo ressuscitado, e que Ele os ressuscitará no último dia”.
Já na Bíblia, na carta de São Paulo aos Romanos (8, 11), encontramos a seguinte passagem: “Se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós”.
Mesmo a morte sendo a única certeza humana, o Dia de Finados é uma experiência difícil para alguns. Mas, para os cristãos, a morte não é o fim, mas o nascimento para uma nova vida. “Aquele que crê em mim, mesmo que morra viverá eternamente” (Jo 11,25).
Fonte:
Comentários
Postar um comentário