Cátedra
significa símbolo da autoridade e do magistério do bispo. É daí que se
origina a palavra catedral, a igreja-mãe da diocese. Estabeleceu-se
então, a Cátedra de São Pedro para marcar sua autoridade sobre toda a
Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos.
A autoridade do nosso Papa fundamenta-se na Sagrada Escritura: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: "E vós, quem dizei que eu sou?" São Pedro, em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus".
Logo, o fundador e o fundamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade.
A
Cátedra de São Pedro era comemorada em duas datas, que marcaram as mais
importantes etapas da missão deixada ao apóstolo pelo próprio Jesus. A
primeira, em 18 de janeiro se comemorava a sua posse em Roma, a segunda,
em 22 de fevereiro, marca o aparecimento do Cristianismo na Antioquia,
onde Pedro foi o primeiro bispo. Por
se tratar de uma das mais expressivas datas da Igreja o martirológio
decidiu unificar os dois dias e festejar apenas o dia 22 de fevereiro,
que é a mesma data do livro "Dispositio Martyrum", único motivo da
escolha para a celebração. [1,2]
A Cadeira de São Pedro
A
Cátedra de Pedro ou Cadeira de São Pedro (Cathedra Petri em latim) é
uma relíquia católica, conservada na Basílica de São Pedro em Roma,
dentro de um compartimento de bronze, dourado, projetado e construído
por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653, que possuí a forma de uma
cadeira de espaldar alto.
Alguns
historiadores afirmam que foi utilizado pelo próprio São Pedro, outros
porém, afirmam que na realidade ela foi um presente de Carlos II de
França ao Papa Adriano II em 875. O certo é que existe uma inscrição
muito mais antiga, datada de 370, atribuída ao Papa São Dâmaso, falando
de uma cadeira portátil dentro do Vaticano e que houve festas em sua
honra anteriores a essa data.
Assim
da primitiva existiriam apenas uns pequenos pedaços que seriam
encrostados nesta nova cadeira, igualmente de madeira, que encontra-se
lacrada no tal compartimento de bronze da autoria de Gian Lorenzo
Bernini. Para se o compreender é preciso pensar que, na altura,
estava-se em plena contra-reforma em que foram construídos diversos
outros relicários com a intenção de proteger as respectivas relíquias.
Podemos ver que, como em O Êxtase de Santa Teresa, este é uma fusão da
arte Barroco, escultura e arquitetura ricamente policromada, manipulando
efeitos de luz. Depois possuí um painel com estofos padrão com um
baixo-relevo de Cristo dando as chaves do céu a Pedro. Diversos anjos
estão em torno do painel, em baixo há uma assento almofadado de bronze
vazio: a relíquia da antiga cadeira está lá dentro.
Na
Bíblia, em Mateus 16:18-19, Jesus fala para Pedro: "Tu és Pedro, e sobre
esta pedra edificarei a minha Igreja as portas do inferno nunca
prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que
ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será
desligado nos céus", esta frase está inscrita na cúpula em cima do
relicário, sendo ambos vistos como símbolos da autoridade do Papa. Este
evento é conhecido como Confissão de Pedro.
São Pedro
A festa da Cadeira de
São Pedro é uma boa oportunidade para fazermos memória viva e atualizante
do primeiro dos Apóstolos, Simão Pedro. Nascido em Cafarnaum, exercia a
sua profissão de pescador quando se encontrou com Jesus de Nazaré.
Deixou o trabalho, a casa e a família para seguir o Senhor. Os
evangelhos deixam-nos entrever a sua personalidade simples, espontânea e
simpática. Jesus escolheu-o como primeiro no grupo dos Doze. Com a
festa que hoje celebramos, apoiando-nos no símbolo da cadeira, realçamos
a missão de mestre e de pastor conferida a Pedro por Cristo. O Senhor
fez assentar sobre ele, como sobre uma pedra, todo o edifício da Igreja.
Sem
dúvida alguma foi o mais importante dos escolhidos por Jesus Cristo.
Recebendo a incumbência de se tornar a pedra sobre a qual seria
edificada Sua Igreja, Pedro assumiu seu lugar de líder, atendendo a
vontade explícita de Jesus, que lhe assinalou a tarefa de "pascere" em
grego, isto é guiar o novo povo de Deus, a Igreja.
Veremos
de fato que Pedro desempenhando, depois da Ascensão, o papel de guia.
Presidiu a eleição de Matias e foi o orador do dia de Pentecostes. Mais
tarde enfrentou a perseguição de Herodes Agripa, que pretendia matá-lo
para aplicar um duro golpe no cristianismo. Implantou as fortes raízes
do catolicismo em Antioquia, e então partiu para Roma, onde reinava o
imperador Cláudio.
A
Igreja ganhou grande força com a sua determinação. Alguns fatos
históricos podem ser comprovados através da epístola de São Paulo aos
Romanos, do ano 57. Nela, este apóstolo descreve o crescimento da fé
cristã, em todos os territórios dos domínios deste Império, como obra de
Pedro.
Mas
foi na capital, Roma, que Pedro deu impulso gigantesco à expansão do
Evangelho, até o seu martírio e a morte, que aconteceram na cidade-sede
de toda a Igreja. Conforme constatação extraída dos registros das
tradições narradas na época e aceita por unanimidade pelos estudiosos,
inclusive os não cristãos. Posteriormente atestadas, de modo histórico
irrefutável, pelas escavações feitas em 1939, por ordem do Papa Pio XII,
nas Grutas Vaticanas, embaixo da Basílica de São Pedro, e cujos
resultados foram acolhidos favoravelmente também pelos estudiosos não
católicos.
******************************
Papa Bento XVI explica o significado
da «cátedra» de Pedro
da «cátedra» de Pedro
A liturgia latina celebra hoje a festa da cátedra de São Pedro. Trata-se de uma tradição muito antiga, testemunhada em Roma desde os finais do século IV, com a qual se dá graças a Deus pela missão confiada ao apóstolo Pedro e a seus sucessores. A «cátedra», literalmente, quer dizer a sede fixa do bispo, colocada na igreja mãe de uma diocese, que por este motivo é chamada «catedral», e é o símbolo da autoridade do bispo e, em particular, de seu «magistério», ou seja, do ensinamento evangélico que ele, enquanto sucessor dos apóstolos, está chamado a custodiar e transmitir à comunidade cristã. Quando o bispo toma posse da Igreja particular que lhe foi confiada, com a mitra e o báculo, senta-se em sua cátedra. Desde essa sede guiará, como mestre e pastor, o caminho dos fiéis, na fé, na esperança e na caridade!
Qual foi, então, a «cátedra» de São Pedro? Ele, escolhido por Cristo como «rocha» sobre a qual edificar a Igreja (Cf. Mateus 6, 18), começou seu ministério em Jerusalém, depois da Ascensão do Senhor e de Pentecostes. A primeira «sede» da Igreja foi o Cenáculo, e é provável que naquela sala, onde também Maria, a Mãe de Jesus, rezou junto aos discípulos, se reservasse um posto especial a Simão Pedro.
Sucessivamente, a sede de Pedro foi Antioquia, cidade situada no rio Oronte, na Síria, hoje na Turquia, naqueles tempos a terceira cidade do império romano depois de Roma e de Alexandria do Egito. Daquela cidade, evangelizada por Barnabé e Paulo, na qual «pela primeira vez os discípulos receberam o nome de “cristãos”» (Atos 11, 26), Pedro foi o primeiro bispo. De fato, o Martirológio Romano, antes da reforma do calendário, previa também uma celebração específica da Cátedra de Pedro em Antioquia. Desde ali a Providência levou Pedro a Roma. Portanto, encontramo-nos com o caminho que vai de Jerusalém, Igreja nascente, a Antioquia, primeiro centro da Igreja, que agrupava pagãos, e ainda unidos também à Igreja proveniente dos judeus. Depois, Pedro dirigiu-se a Roma, centro do Império, símbolo do «Orbis», a «Urbis» que expressa o «Orbis», a terra, onde concluiu com o martírio sua carreira ao serviço do Evangelho.
Por este motivo, a sede de Roma, que havia recebido a maior honra, recebeu também a tarefa confiada por Cristo a Pedro de estar ao serviço de todas as Igrejas particulares para a edificação e a unidade de todo o Povo de Deus.
A sede de Roma, depois destas migrações de São Pedro, foi reconhecida como a do sucessor de Pedro, e a «cátedra» de seu bispo representou a do apóstolo encarregado por Cristo de apascentar todo seu rebanho. Testificam isso os mais antigos Padres da Igreja, como por exemplo Santo Irineu, bispo de Lyon, mas que era originário da Ásia Menor, que em seu tratado «Contra as heresias» descreve a Igreja de Roma como a «maior e mais antiga conhecida por todos, (…) fundada e constituída em Roma pelos dois gloriosos apóstolos Pedro e Paulo», e acrescenta: «Com esta Igreja, por sua exímia superioridade, deve estar em acordo a Igreja universal, ou seja, os fiéis que estão por toda parte» (III, 3, 2-3). Pouco depois, Tertuliano, por sua parte, afirma: «Esta Igreja de Roma é bem-aventurada! Os apóstolos derramaram nela, com seu sangue, toda a doutrina» («Prescrições contra todas as heresias», 36). A cátedra do bispo de Roma representa, portanto, não só seu serviço à comunidade romana, mas também sua missão de guia de todo o Povo de Deus.
Celebrar a «cátedra» de Pedro, como hoje fazemos, significa, portanto, atribuir a esta um forte significado espiritual e reconhecer nela um sinal privilegiado do amor de Deus, Pastor bom e eterno, que quer reunir toda sua Igreja e guiá-la pelo caminho da salvação. Entre os numerosos testemunhos dos Padres, quero oferecer o de São Jerônimo, tomado de uma carta sua escrita ao bispo de Roma, particularmente interessante porque menciona explicitamente a «cátedra» de Pedro, apresentando-a como porto seguro de verdade e de paz. Assim escreve Jerônimo: «Decidi consultar a cátedra de Pedro, onde se encontra essa fé que a boca de um apóstolo exaltou; venho agora pedir alimento para minha alma ali, onde recebi a veste de Cristo. Não sigo outro primado senão o de Cristo; por isso, ponho-me em comunhão com tua beatitude, ou seja, com a cátedra de Pedro. Sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja» («As cartas» I, 15, 1-2).
Queridos irmãos e irmãs, na abside da basílica de São Pedro, como sabeis, encontra-se o monumento à cátedra do apóstolo, obra de Bernini em sua maturidade, realizada em forma de grande trono de bronze, sustentada pelas estátuas de quatro doutores da Igreja, dois de Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do oriente, São João Crisóstomo e Santo Atanásio. Convido-vos a deter-vos ante esta obra sugestiva, que hoje é possível admirar, adornada com velas, e a rezar particularmente pelo ministério que Deus me confiou. Ao elevar o olhar ante o vitral do alabastro que se encontra precisamente ante a cátedra, invocai o Espírito Santo para que sustente sempre com sua luz e sua força meu serviço cotidiano a toda Igreja. Por isso e por vossa especial atenção, dou-vos graças de coração.
Comentários
Postar um comentário