O papa Francisco já está no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude. O avião que trazia o pontífice da companhia italiana Alitalia - pousou às 15h43 na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira viagem oficial do Papa Francisco desde que foi escolhido sucessor de Bento XVI.
Bem disposto, o Pontífice desceu as escadas do avião sorridente e foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes, várias autoridades e pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
Em seguida, o Papa ouviu um coro de crianças e seguiu de carro fechado até a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. No trajeto do Papa Francisco para a Catedral Metropolitana do Rio, fiéis cercaram o carro, deixando os seguranças em apuros na tarde desta segunda-feira. O Papa seguiu em carro fechado, mas de janela aberta. Quando o veículo desacelerou devido ao trânsito, dezenas de fiéis que estavam fazendo um corredor humano se aproximaram na tentativa de tocar o Sumo Pontífice. O carro foi cercado, mas o Papa continuou com a janela aberta, cumprimentando as pessoas e até segurando uma criança.
Nas proximidades da Catedral do Rio, o Papa trocou o Fiat pelo Papamóvel, sendo acompanhado por uma multidão ao longo de todo o trajeto.
A Bordo do Avião
Em conversa com jornalistas, a bordo do avião que o trouxe ao Brasil, o papa Francisco disse que está muito preocupado com a geração de jovens sem trabalho. O pontífice alertou que a crise mundial está provocando muitos danos à juventude. "Corre-se o risco de haver uma geração que nunca teve trabalho", lamentou.
"A crise mundial não gerou boas coisas para os jovens. Na semana passada, examinei a porcentagem de jovens sem trabalho. Corremos o risco de ter uma geração que jamais teve um trabalho", disse Francisco.
"Esta primeira viagem é para encontrar os jovens, a quem quero encontrar não isolados, mas em meio ao tecido social. Em sociedade, pois quando isolamos os jovens, fazemos uma injustiça, pois lhe retiramos o sentido de pertencimento", acrescentou.
O papa também condenou a 'cultura de rejeição aos idosos', que geralmente impera no mundo e disse que a sociedade precisa da "sabedoria" dos mais velhos.
A bordo do avião que o traz ao Brasil, o papa Francisco mostrou o seu bom humor ao brincar com os jornalistas sobre o famoso dito popular de que "Deus é brasileiro". Questionado pelos repórteres sobre o fato de que alguns brasileiros lamentam que ele seja argentino, Francisco disse: "Vocês querem tudo. Vocês já têm um Deus brasileiro, queriam um papa brasileiro também?".
Fonte: http://www.jb.com.br/jmj-2013/noticias/2013/07/22/papa-francisco-chega-ao-rio/
Comentários
Postar um comentário