Roteiro de Oração do Rosário
Segunda Dezena dos Mistérios Gozosos
Contemplando a Visitação de Maria à sua prima Isabel
Leitor 1. Queridos irmãos e irmãs, em Deus nós encontramos a verdadeira felicidade que procuramos. Por isso, queremos iniciar a nossa oração invocando a Santíssima Trindade.
Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Leitor 2. O trecho do Evangelho de Lucas que vamos rezar diz que Maria, ao receber o anúncio do anjo, soube que sua parenta Isabel, de idade avançada, considerada estéril, havia concebido e já estava no sexto mês. Lucas descreve o encontro das duas mulheres no espaço doméstico, compartilhando a graça de estarem grávidas de filhos que terão missões especiais. É a única passagem nos Evangelhos em que duas mulheres ocupam o centro da cena. Zacarias está mudo! A voz masculina silenciada contrasta com o efusivo falar das duas mulheres. Elas carregam no corpo a compaixão de Deus e profeticamente proclamam a capacidade feminina de interpretar, para as outras mulheres, a Palavra de Deus.
Leitor 3. Maria não somente ouviu, mas escutou e acolheu a Palavra no coração. Deixou Deus entrar. Saiu de si e investiu sua vida num grande projeto a que se sentiu chamada. Ela é a primeira discípula cristã. Olhando a vida dela, compreendemos melhor a nossa vocação.
Leitor 4. O povo, ao contemplar este mistério do Rosário, descobre que Maria é missionária. Cheia da graça de Deus, Ela não a retém só para si, vai partilhar e, discretamente, leva Jesus aos outros. O mérito de Maria está em ser uma pessoa de fé, que acolhe a Palavra de Deus e a concretiza na vida. Ser mãe é consequência da sua fé, é seu jeito de realizar a vontade de Deus. Santo Agostinho, captando a mensagem do Evangelho, diria mais tarde que Maria concebeu Jesus primeiro no coração e depois no corpo. Antes de ser mãe carnal, Ela foi mãe pela fé.
Leitor 1. Leitura do Evangelho de Lucas 1, 39-56.
Leitor 2. Depois de escutar o trecho bíblico, quais atitudes de Maria nós podemos assumir? Quais sentimentos e motivações nascem diante desta cena?
Leitor 3. Depois dessa partilha, vamos rezar uma dezena do Rosário, contemplando os louvores que brotam do encontro destas duas mulheres de fé.
Leitor 4. Durante a oração desta dezena do Rosário, contemplamos os louvores a Deus, que nascem dos lábios destas duas mulheres de fé. Peçamos a graça da solidariedade em nossa vida de fé.
Todos. 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias
Leitor 1. Finalizando o nosso momento de oração, rezemos juntos esta oração:
Todos. Obrigado, Senhor, pois nos deste Maria como tua perfeita discípula. Ensina-nos a acolher a tua Palavra na fé. Ajuda-nos a cultivar a interioridade. Faze de nós "realizadores da Palavra". Multiplica em nós as sementes do bem e os frutos do teu Reino. Amém. (extraido do livro MURAD Afonso, Maria, toda de Deus e tão humana, página 41)
Leitor 2. Maria, estrela da evangelização!
Todos. Intercedei por nós.
Autor: Padre Julio Caprani
Fonte: Revista O Mílite (abril/2013)
Comentários
Postar um comentário