Santa Josefina Bakhita (8 de fevereiro)

 Santa Josefina Bakhita - 8 de fevereiro

Nascida no Sudão, em 1869, Bakhita foi raptada ainda criança e vendida como escrava. Com 21 anos converteu-se à Igreja Católica Apostólica Romana, foi batizada e recebeu o nome de Josefina. Entrou para a Congregação das Filhas da Caridade Canossianas, na Itália e morreu em 8 de fevereiro de 1947. 

Irmã Josefina destacou-se pela piedade e amor a Cristo e à Eucaristia, também pelo serviço social aos pobres e desamparados, o que fez com que ficasse conhecida como a "Madre Morena". 

Seus restos incorruptos foram sepultados sob o altar da igreja do mesmo convento. Ela foi beatificada em 1992 e foi canonizada pelo então papa João Paulo II em 1º de outubro de 2000, após a comprovação de um milagre.
O milagre que determinou a canonização aconteceu no Brasil, na cidade de Santos/São Paulo. 

O episódio aconteceu em 27 de maio de 1992: Eva da Costa Onishi sofria de diabetes e teve as feridas das pernas curadas. O milagre da cura aconteceu 24 horas depois de Eva apelar à Santa e esfregar o santinho com a imagem de Bahkita sobre as feridas. As zonas das chagas permaneceram pigmentadas, como que para comprovar tal milagre. 

Ela é a primeira Santa africana, e é invocada como padroeira dos sequestrados e escravizados. Sua festa é celebrada no dia 8 de fevereiro.

Para Saber Mais: Oração e Filme Completo

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog