O Precursor-2° Domingo do Advento (Ano B)

O Precursor

2° Domingo do Advento

Evangelho de Mc 1, 1-8
1. Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:
2. Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho.
3. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Mal 3,1; Is 40,3).
4. João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados.
5. E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.
6. João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
7. Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.
8. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."
Reflexão

Vivemos o tempo do Advento para descobrir cada vez mais o valor da encarnação e da vinda do Senhor. Natal é o nascimento de Jesus, é uma celebração atual mesmo depois de dois milênios. O trecho do Evangelho de hoje também é sempre atual porque fala da vida de quem recebe Jesus com amor, para fazer dele o centro da dinâmica cotidiana da conversão. O Evangelho nos fala do precursor, João Batista, que convida o povo a ter um olhar profundo para o Reino de Deus. Hoje somos os que procuram constantemente o perdão e a misericórdia de Deus, e somos também chamados, como João Batista, a convidar os homens para encontrar em Jesus o rosto bondoso do Pai. Por isso, o Natal de Jesus é, também, o nosso Natal, pois Ele é o único que oferece a vida e a alegria para todos.[a]

Oração

Senhor Jesus, preciso ouvir sempre de novo essa mensagem de João, que me convida à conversão de minhas ideias e de meu coração. Já percebi que nunca mudo minha vida como deveria, nunca sigo como é preciso vossos passos. Cada dia tenho de me converter de novo, e até mais vezes durante o dia. Venho, pois, a vós que João me aponta como o único que me pode salvar de minhas misérias e de mim mesmo. Abri meus olhos para meus pecados e fraquezas, dai-me o desejo de mudar, aumentai minha confiança em vossa bondade, aumentai minhas forças para não desanimar. Batizai-me, mergulhai-me em vós, em vosso amor misericordioso, purificai-me, para que possa viver da vida que me ofereceis. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (dezembro/2014) [a]
Revista de Aparecida (dezembro/2014) [b]

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog