Videira e Ramos-5° Domingo de Páscoa (Ano B)


Videira e Ramos

5° Domingo de Páscoa

Evangelho de Jo 15,1-8
1. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
2. e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
3. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
4. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
7. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
8. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Reflexão

A pessoa que escuta este Evangelho pode recusá-lo, ela é livre. Mas a que risco! Não vale a pena adoçar o Evangelho: Jesus nos convida a nos colocarmos na dependência total de Deus, e esta dependência, para Jesus, é a libertação de tudo aquilo que nos impede de "viver" verdadeiramente. Quem se recusa a se relacionar com Jesus terá "uma vida"... Mas será apenas uma vida pequena, humana, mortal... A insensatez dessa vida não é culpa de Deus, pois Ele não nos fez para ter uma vida medíocre na qual a morte triunfa no final. Ele é a origem da vida, é Ele que enche de alegria, das maravilhas do Seu amor, todos aqueles que nele creem. [a]

Oração

Senhor Jesus, por pura bondade vós me amastes, escolhestes e chamastes. Desde a infância pude conhecer-vos protegido por um ambiente cristão. Para mim tudo foi mais fácil. Agradeço tanto favor, e peço que me ajudeis a viver totalmente unido a vós. Creio que sois meu único Salvador, que me libertais do mal, e me fazeis participante de vossa vida divina. Aumentai sempre mais essa vida que me alegra e faz feliz. Quero seguir-vos como discípulo e, unido a vós quero ser bênção e salvação para outros. Conto com vossa ajuda para viver de modo a mostrar a todos como é bom estar unido a vós e aos irmãos. Perdoai-me, porque muitas vezes não vos tenho sido fiel como deveria. Muitas vezes tenho feito o mínimo possível por vós que tudo fazeis por mim. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (maio/2015) [a]
Revista de Aparecida (maio/2015) [b]

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog