1. Grafite de Alexamenos (Séculos I ao III)
Dominio Público / Wikimedia Commons
Esta é a representação de Jesus (embora, em tom de burla) mais antiga que existe? É uma pergunta que ainda paira sobre o grafite de Alexámenos. A imagem está esculpida em gesso em uma parede em Roma que data entre os séculos I e III. Representa um homem diante de uma pessoa com cabeça de burro que está sendo crucificado, com a inscrição: "Alexámenos adora a Deus". Acredita-se que com este grafite caçoavam da fé de um cristão de nome Alexámenos.
O grafite foi encontrado em um muro no monte Palatino, em Roma. É considerado como a primeira representação pictórica conhecida da crucificação de Jesus. Atualmente se conserva no Museu Antiquarium Forense e Antiquarium Palatino de Roma e para alguns se trata da blasfêmia mais antiga da história.
2. O Bom Pastor (Século III)
Dominio Público / Wikimedia Commons
A imagem "O Bom Pastor" encontra-se nas catacumbas de São Calixto em Roma e acredita-se que foi pintada ao redor do século III.
3. A adoração dos Magos (Século III)
Giovanni Dall'Orto / Wikimedia Commons
Esta é uma imagem de uma peça de um sarcófago encontrado nos museus Vaticanos. Mostra a cena dos magos adorando o menino Jesus e data do século III.
4. A cura do paralítico (Século III)
Domínio Público / Wikimedia Commons
Esta pintura está na parede do batistério de uma igreja antiga (abandonada por muito tempo) na Síria. Representa a história da cura do paralítico que se narra no capítulo 2 do Evangelho de São Marcos, e data de meados do século III.
5. Cristo entre Pedro e Paulo (Século IV)
Domínio Público / Wikimedia Commons
Public Domain / Wikimedia Commons (Detalhe da imagem de Jesus)
Esta imagem aparece no cemitério de uma vila imperial que pertencia a Constantino e data do século IV.
6. Pantokrator (Século VI)
Domínio Público / Wikimedia Commons
Este é o ícone mais antigo de Jesus e se encontra no Monastério de Santa Catarina no Monte Sinai.
Fonte: ACI digital
Comentários
Postar um comentário