Homem Rico
28° Domingo do Tempo Comum
28° Domingo do Tempo Comum
Evangelho de Mc 10,17-30
17. Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"
18. Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.
19. Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."
20. Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."
21. Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.
22. Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23. E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"
24. Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25. É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."
26. Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?"
27. Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
28. Pedro começou a dizer-lhe: "Eis que deixamos tudo e te seguimos."
29. Respondeu-lhe Jesus. "Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho
30. que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna.
Reflexão
Nas palavras do Evangelho, encontramos a mensagem de que o anúncio da Boa-Nova é endereçada a todas as pessoas, porém, para seguirmos a Cristo, somos convidados a transpor os preconceitos e ideias formadas sobre Deus e o Seu amor, deixando de lado as falsas seguranças e abraçando um caminho de confiança em Sua Palavra e em Sua presença. A resposta livre é condição fundamental para o seguimento de Jesus, abrindo o coração e a vida para que a força do Espírito de Deus nos conduza num caminho de sabedoria e de abertura aos irmãos. A confiança em Deus é a segurança do discípulo convidado a encontrar os tesouros da bênção de Deus no caminho de fidelidade e doação à missão. Que Maria Imaculada possa ajudar-nos a dar passos, cada dia mais concretos, de confiança e resposta ao chamado missionário de Jesus. [a]
Oração
Senhor Jesus, tivestes um olhar de amor especial por aquele homem, e fizestes-lhe um convite especial. Fico imaginando os caminhos por onde o queríeis levar, o que queríeis que ele fizesse convosco. Ele vos amava, mas não vos amava o bastante. Amava mais os seus bens. O Evangelho diz que ele era muito rico. Seria mesmo? Quais seriam suas riquezas? Não é isso que me deve preocupar. O que devo é perguntar até que ponto estou livre e desimpedido para vos seguir no que quereis de mim aqui e agora. Sabeis como nosso coração se prende às coisas, que nem precisam ser preciosas, e mais ainda às pessoas. Só tenho de vos pedir que me liberteis, para que vos possa servir, e que não volte a me enredar. Convidai-me, mas não só isso; arrastai-me para vos seguir. Amém. [b]
Fonte: Revista O Mílite (outubro/2015) [a]
Revista de Aparecida (outubro/2015) [b]
Comentários
Postar um comentário