Pesca Abundante
5º Domingo do Tempo Comum
5º Domingo do Tempo Comum
Evangelho de Lc 5,1-11
1.Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.
2.Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -,
3.subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.
4.Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.
5.Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.
6.Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.
7.Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.
8.Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.
9.É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.
10.O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.
11.E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.
Reflexão
Jesus estava sempre acompanhado por uma grande multidão. Nunca estava sozinho. Isso mostra que Sua mensagem era de grande profundidade. Suas palavras consolam e abrem novos horizontes para a multidão. No meio dela, existem pessoas que desejam realmente fazer uma experiência de fé com Cristo, mas há também curiosos. Há, ainda, os que os seguem para encontrar nele defeitos e acusá-lo. Porém, as palavras de Jesus são para todos: uma mensagem universal dirigida principalmente àqueles que desejam uma transformação interior. Esse Evangelho mostra, também, a obediência às palavras de Cristo. Quando nos tornamos obedientes a essa palavra, reconhecemos a nossa pequenez, como fez Pedro, e esvaziamo-nos de nós mesmos para nos encher dos efeitos das palavras de vida anunciadas pelos lábios de Jesus. [1]
Oração
Senhor Jesus, como geralmente acontece, aos poucos é que vos fui conhecendo, nas várias etapas da vida. E ainda agora, descubro sempre novos aspectos de vossa personalidade. Cada vez que volto aos Evangelhos, deparo com novos traços de vosso perfil, e um sentido mais profundo em vossas palavras. Não faço oração como devia, mas já percebi que pelo menos um pouco vou assimilando mais vosso jeito de ser. Ajudai-me, porque vos quero conhecer mais intimamente e viver mais de acordo com vossas propostas. Quero ficar mais tempo convosco, para que me possais falar sobre vós e sobre vossos projetos a meu respeito. Se me conquistais, estou certo que não terei medo de vos seguir, seja lá por onde for. Amém. [2]
Fonte:
Revista O Mílite (fevereiro/2016) [1]
Revista O Mílite (fevereiro/2016) [1]
Revista de Aparecida (fevereiro/2016) [2]
Comentários
Postar um comentário