VATICANO, 20 Out. 16 / 10:00 am (ACI).- Para poder compreender o “mar imenso e profundo” do mistério de Cristo, o Papa Francisco assinalou durante sua homilia na Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta três condições indispensáveis: rezar, adorar e reconhecer-nos pecadores.
“Cristo está presente no Evangelho, lendo o Evangelho conhecemos Cristo. E todos fazemos isso, pelo menos ouvimos o Evangelho quando vamos à Missa. Com o estudo do catecismo: o catecismo nos ensina quem é Cristo. Mas isso não é suficiente”, disse.
“Para ser capaz de compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade de Jesus Cristo, é preciso entrar num contexto”, explicou o Santo Padre.
Partindo da primeira leitura de hoje, da Carta de São Paulo aos Efésios, o Pontífice indicou que “para entrar nesse mar imenso que é a pessoa de Cristo, é necessária a oração, a adoração e reconhecer-nos pecadores”.
A oração: O Bispo de Roma sugeriu a oração que São Paulo fez de joelhos: “Pai, envia-me o Espírito para conhecer Jesus Cristo”.
A adoração: “Não se conhece o Senhor sem este hábito de adorar, de adorar em silêncio, adorar. Se não estou enganado, creio que esta oração de adoração seja a menos conhecida entre nós, é a que menos rezamos. Perder tempo, permito-me dizer, diante do Senhor, diante do mistério de Jesus Cristo. Adorar. Ali em silêncio, o silêncio da adoração. Ele é o Senhor e eu o adoro”.
Por último, o terceiro pilar que deve sustentar nossa relação com Cristo, conforme explicou o Papa, deve ser reconhecer-nos pecadores: “Não se pode adorar sem acusar-se a si mesmo”, assegurou. “Para conhecer Cristo, é necessário ter consciência de nós mesmos, ou seja, ter o hábito de nos acusar, de reconhecer-nos pecadores”, concluiu.
Leitura comentada pelo Papa:
Primeira leitura (Efésios 3,14-21)
Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a essa glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
Fonte: ACI digital
Comentários
Postar um comentário