João Batista-2° Domingo do Advento (Ano A)

João Batista

2º Domingo do Advento

Evangelho de Mateus 3,1-12
1.Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia.
2.Dizia ele: Fazei penitência porque está próximo o Reino dos céus.
3.Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3).
4.João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
5.Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele.
6.Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão.
7.Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura?
8.Dai, pois, frutos de verdadeira penitência.
9.Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão.
10.O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
11.Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.
12.Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível.

Reflexão

Deus nos convida por meio da pregação de João Batista a refazermos a Aliança. João propõe uma mudança de vida, o abandono do caminho da falsidade e da hipocrisia para acolher o Reino de Deus. O Batismo marcava a vida nova, mas aqueles que se julgavam santos e justos não tinham abertura para acolher o Messias anunciado por João Batista e a conversão para o Reino que irrompe na história, por isso, João usa palavras duras contra eles. Aos cristãos não basta o Batismo, é necessário mostrar com a vida no que creem. Nossos gestos e palavras devem estar orientados por Jesus que passou pelo mundo fazendo o bem. Que Deus, amigo dos homens, que anunciou um tempo de graça pela voz de João Batista, nos ajude a alcançarmos a graça da conversão.(1)

Oração

Senhor meu Deus, ao reler a mensagem de João, a primeira coisa em que penso é como vos devo agradecer tanta paciência que tender comigo. Quantas vezes me trouxestes de volta para vós, e quantas vezes de novo fugi de vosso amor. E apesar de tudo não me abandonastes, e sempre encontrastes jeito de me alcançar. Agradeço tanta bondade, essa misericórdia teimosa com que estais sempre a me procurar. Perdoai-me. Não quero continuar fugindo, aceito esse amor com que me amais, e deixo tudo em vossas mãos. Aceito, Senhor, todas as incertezas que cercam meu futuro. Peço apenas que não deixeis que vos abandone de novo, depois de tudo que fazeis por mim. Amém. (2)

Fonte: Revista O Mílite (dezembro/2016) [1]
Revista de Aparecida (dezembro/2016) [2]

Comentários

  1. Zdrowas Maryja , Panu Bogu mila . Modl sie za nami.
    Pozdrawiam w piekny czas Adwentu.Helena
    http://www.fotozrzut.pl/zdjecia/15fOY-111-1.gif

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog