Boa noite irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Hoje trouxe para vocês a indicação de uma nova tradução do livro "O Castelo Interior" de Santa Teresa de Jesus, a grande mística carmelita e Doutora da Igreja. Com tradução de Antônio Carlos de Souza, em linguagem simples e moderna, o livro foi impresso com autorização eclesiástica.
A versão digital está disponível para download GRÁTIS (Epub, PDF e Mobi) no site https://ocastelointerior.wordpress.com/
Já a versão impressa pode ser adquirida a preço de custo (preço da gráfica mais comissão da livraria).
Sinopse
Santa Teresa deixou-nos, entre outros, o Livro da Vida, Caminho de Perfeição, O Castelo Interior, Poesias, Exclamações, cerca de quatrocentas cartas e numerosas poesias. Considerado por ela mesma sua obra-prima, O Castelo foi escrito em 1577 a mando do seu diretor espiritual, padre Jerónimo Gracián, que dava como perdido o autobiográfico Livro da Vida, confiscado pela Inquisição. Apesar das graves enfermidades que a afligiam e dos muitos afazeres, a santa obedeceu e se lançou freneticamente à tarefa de escrever.
O Castelo completa a mensagem das obras anteriores Vida e Caminho. De maneira mais discreta, sob o véu do anonimato, Teresa cria belíssimas metáforas para descrever as próprias experiências místicas, que interpreta à luz da Escritura. Logo nas primeiras páginas, ela nos apresenta a imagem que dá título ao livro: a alma é como um castelo de diamante com sete moradas (os sete estágios da vida contemplativa).
A porta de entrada desse castelo é a oração, através da qual nosso Senhor introduz a alma nas primeiras moradas e guia-a através das seguintes até chegar às sétimas moradas, onde ela alcança a perfeita união com Deus.
“Cada vez que vocês lerem este escrito, louvem muito a Nosso Senhor Jesus Cristo em meu nome.” (Santa Teresa de Jesus)
Comentários
Postar um comentário