Epifania do Senhor-Tempo do Natal (Ano A)

Epifania do Senhor

Tempo do Natal

Evangelho de Mateus 2,1-12
1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.
5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta:
6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2).
7. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.
8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
10. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.
12. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

Reflexão

Para dizer quem era Jesus que acabara de nascer, Mateus conta uma história do jeito tradicional de seu povo, que fala do presente sempre lembrando o passado. Como Jacó e Moisés, Jesus dá início a um novo povo, que ele salva como Davi, nascido em Belém. Como no passado, também agora o povo e seus governantes não aceitam a oferta do Senhor, e até o querem matar. Mas os de longe, os povos pagãos ouvem o chamado e acorrem à procura do Salvador. O mais importante, porém, é o convite final que Mateus nos faz: dobrem os joelhos, reconheçam no homem Jesus o Filho de Deus, o Deus Salvador, que cumpre todas as promessas de paz. Entreguem-se totalmente a ele, com tudo o que são, podem e têm. Só ele os pode salvar.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois meu Deus Salvador. Eu vos vejo nascer como criança, crescer como adolescente e jovem, como homem trabalhador e que anuncia salvação. Ajoelho-me diante de vossa humanidade que vejo, e vos reconheço como Deus, mesmo sem ver nenhum resplendor de vossa divindade. Eu vos adoro, e quero que ocupeis o primeiro lugar em minha vida. Para mim sois tudo: vida, esperança, salvação, alegria, companhia e futuro para sempre. Viestes para ficar entre nós, partilhando nossa vida. Quero ficar sempre conosco para aprender vosso jeito de viver. Confio em vossa misericórdia, e peço que não permitais que vos abandone levado por ilusões. Como me chamastes todos aqueles que ainda não vos conhecem. Amém.

Fonte: Revista de Aparecida (janeiro/2016)

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog