A Diocese de Santos definiu nesta terça-feira (12) uma lista de mudanças de padres entres paróquias da Baixada Santista, a ser concretizada no próximo ano. No total, são 11 alterações, mas, apenas quatro se referem a transferências entre igrejas da região, e há outra para São Paulo.
Entre as mais significativas, está a mudança de paróquia do padre Antônio Alberto Finotti, mais conhecido como padre Toninho. Ele é o segundo pároco há mais tempo numa mesma comunidade santista. Toninho celebra há 23 anos, desde 27 de setembro de 1994, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Aparecida. Com a alteração, vai para a paróquia São Judas Tadeu, no Marapé.
O padre da Diocese de Santos há mais tempo numa mesma paróquia local (excluindo-se da lista os freis) é Javier Mateo Arana, desde 1983 na Nossa Senhora do Carmo, na Ponta da Praia. Ele ficou dois anos como vigário e assumiu a paróquia em 21 de março de 1985. Ele não foi incluído nas modificações.
Outra transferência que chama a atenção é a ida do padre Antonio Baldan Casal para o Seminário Diocesano São José, do qual será reitor, dirigindo e auxiliando na formação de novos padres. Baldan havia assumido a Paróquia São Judas Tadeu em meio à polêmica da transferência do monsenhor Francisco das Dores Leite, o padre Chiquinho, da São Judas à igreja da Pompeia, que completará um ano no dia 20.
O reitor do seminário, padre Fernando Gross, se transfere temporariamente à Congregação de Nossa Senhora do Sion, em São Paulo. Não há data definida para a volta.
Quem assumirá a Sagrado Coração de Jesus é o pároco Vagner Argolo, que fará 36 anos em janeiro. Foi ordenado em 2013. Estava desde fevereiro de 2014 como celebrante da Paróquia Cristo Rei, comunidade recém-criada e elevada ao título de paróquia em 2014.
As outras seis alterações consistem em nomeações e novas atribuições ao clero.
O bispo diocesano, dom Tarcísio Scaramussa, informou as mudanças num comunicado assinado ontem, explicando que a dinâmica da vida da Igreja Católica e as necessidades pastorais exigem sempre novas decisões e, também, mudanças e transferências. “Estas decisões são fruto amadurecido do discernimento comunitário e partilhadas com o Conselho Presbiteral. O Senhor, que nos indica este caminho, nos acompanhará a todos com seu Espírito Santo, iluminando e abençoando os irmãos na nova missão que lhes é confiada”.
Em carta, o líder católico da região agradece a disposição dos padres em assumir novas funções e, “da mesma forma, espero a compreensão, a acolhida e o apoio sempre generoso e disponível do povo de Deus”.
Fonte: A Tribuna
Comentários
Postar um comentário