O dom das lágrimas é um dos dons mais antigos da Igreja Primitiva. Esse dom lava-nos de nossos pecados e nos leva a uma verdadeira conversão, passando por um processo de cura interior.
Por que Deus curou Ezequias? Porque sua oração foi feita entre lágrimas. São Paulo, na Carta aos Romanos, escreve que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inefáveis; em outras palavras, isso significa que o Espírito fala em nós mediante nossas fraquezas espirituais e físicas.
Quando batizados no Espírito Santo, esse batismo não é somente para a nossa alma, mas também para o nosso corpo. Ele vem em socorro ao nosso corpo e espírito. Quando clamamos: “Vem, Espírito Santo”, pedimos que Sua força venha em nosso auxílio para nos curar. O Espírito Santo nos cura, Ele é fonte de saúde e vida que jorra dentro de nosso coração.
São Simeão dizia: “Devemos começar nossa oração implorando de Deus o dom das lágrimas”. Por que pedir ao Senhor esse dom? Para que o dom das lágrimas amoleça a dureza de nosso coração e lave nossas imundices. Quantas vezes rezamos com o coração endurecido e não sentimos a presença de Deus agir em nós!
O dom das lágrimas não é apenas quando os olhos choram, mas também o coração. Que nosso coração se comova diante da presença do Senhor. Quem comunga entre lágrimas faz a experiência da cura interior.
O dom das lágrimas é um presente que Deus nos dá. Quando nossos olhos se cruzam com os de Jesus, recebemos o dom das lágrimas. Quem ora no Espírito Santo, por meio do dom que o Senhor lhe dá, ora do fundo do coração. Toda lágrima inspirada por Deus é um dom de cura. Quem chora de ódio ou dor aprofunda isso em sua vida. Não nos envenenemos com sentimentos negativos, mas peçamos ao Senhor a graça do dom das lágrimas e Ele nos escutará.
(via Canção Nova)
Fonte: Aleteia
9 frases poderosas do Papa Francisco sobre o dom de chorar
João 11,35 lemos uma frase extraordinária: "Jesus chorou". Ele, a Fonte da nossa força e da nossa cura, chorou!
Deus nos deu muitas formas de expressar as emoções que temos no coração. Muitas vezes, a nossa cultura nos manda reprimir essas emoções, especialmente se elas nos levam a chorar. O mundo quer nos fazer crer que o choro é mostra de fraqueza e derrota.
Mas a Palavra de Deus não apenas diz que o choro é parte necessária da vida, mas também que é uma forma saudável de aliviar a alma do sofrimento, da dor, da raiva, da frustração, da felicidade, da alegria. Em João 11,35 lemos uma frase extraordinária, em se tratando de Deus: “Jesus chorou”. Ele, a Fonte da nossa força e da nossa cura, chorou.
Para o Papa Francisco, mostrar o pranto do coração mediante o dom das lágrimas é uma graça. Há até quem fale de uma “Teologia das Lágrimas”: o próprio papa fala dela com frequência. Suas palavras nos lembram que chorar não é coisa de fracos.
* * *
1. “Também nos fará bem pedir a graça das lágrimas, para este mundo que não reconhece o caminho da paz. Peçamos a conversão do coração“.
2. “Sem chorar, sem chorar de coração, nunca se poderá entender esse mistério. É o choro do arrependido, o choro do irmão e da irmã enxergam tantas misérias humanas e as enxergam em Jesus, mas de joelhos, chorando, e nunca sozinhos, nunca sozinhos!”
3. “Certas realidades da vida só podem ser vistas com os olhos limpos pelas lágrimas“.
4. “Quantas lágrimas são derramadas a cada instante no mundo; uma diferente da outra; e, juntas, elas formam como um oceano de desolação, que invoca piedade, compaixão, consolação“.
5. “Nós precisamos de misericórdia, da consolação que vem do Senhor. Todos precisamos; é a nossa pobreza, mas também a nossa grandeza: invocar a consolação de Deus, que, com a sua ternura, vem secar as lágrimas do nosso rosto“.
7. “No momento da perda, da emoção e do pranto, emerge do coração de Cristo a oração ao Pai. A oração é o verdadeiro remédio para o nosso sofrimento“.
8. “Do lado de cada cruz está sempre a Mãe de Jesus. Com o seu manto, ela enxuga as nossas lágrimas. Com a sua mão, ela nos ajuda a levantar e nos acompanha no caminho da esperança“.
9. “Se vocês não aprenderem a chorar, vocês não poderão ser bons cristãos. E isto é um desafio“.
______________
Texto original de Becky Roach
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário