Segundo o Vaticano, a viagem será em fevereiro de 2019
A Santa Sé anunciou que o Papa Francisco visitará Abu Dhabi entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2019.
Segundo o Vaticano, a viagem é uma resposta ao convite da Igreja Católica dos Emirados Árabes e do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
No país de maioria muçulmana, Francisco participará do Encontro Inter-religioso Internacional sobre a Fraternidade Humana, como anunciou o Diretor de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.
Esta será a vigésima sétima viagem internacional do Bispo de Roma. O lema da jornada papal será “Fazei de mim um instrumento de vossa paz”. O Vaticano também divulgou o logotipo da viagem, que é uma é uma pomba com um ramo de oliveira no bico e, nas asas, as cores dos Emirados Árabes.
“Esta visita, assim como a do Egito [em abril de 2017], mostra a importância fundamental que o Santo Padre dá ao diálogo inter-religioso. E visitar o mundo árabe é um exemplo perfeito da cultura do encontro”, disse o porta-voz, Greg Burke.
Análise
A viagem do chefe da Igreja Católica ao país onde o islã é a religião principal faz parte de um caminho comum de abertura.
Trata-se de uma viagem inovadora em um contexto complexo, onde a liberdade religiosa é limitada, pois, segundo a instituição Ajuda à Igreja que Sofre, nos Emirados Árabes “os cristãos não podem falar de religião com os muçulmanos nem lhes é permito usar uma cruz no pescoço de forma visível”.
Francisco chegará a uma nação onde existem 31 igrejas ou templos distintos que pertencem a diferentes religiões e crenças. Entre as igrejas, está a catedral católica (de rito latino) de São José.
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário