Beatriz Camargo | Jun 12, 2019
No Dia dos Namorados, além de rezar para encontrar uma pessoa especial, não esqueça de fazer uma prece para que não lhe falte discernimento na escolha do grande amor
No Brasil, o mês de Junho é o mês dos namorados – época do ano em que quem está solteiro tende a se sentir mais solitário. Além de todo lado comercial das comemorações em torno do dia 12, data em que os casais de namorados trocam presentes, há ainda os festejos do “Santo Casamenteiro”, Santo Antônio, com Missas especiais no dia 13.
Estimuladas por todo o romantismo que envolve o Dia dos Namorados, muitas pessoas aproveitam as celebrações em torno de Santo Antônio para incluir em suas preces o pedido por um (a) namorado(a).
Caso esse seja seu intuito, pare e reflita por alguns minutos a respeito daquilo que você realmente quer para a sua vida. Ver a felicidade de inúmeros casais numa data como essa pode causar angústia em quem se sente triste por estar sozinho. Por isso é muito importante buscar alento nas palavras de Amor puro e verdadeiro que encontramos no Evangelho, pois, como o Papa Francisco escreveu:
“Temos à disposição um tesouro de vida e de amor que não pode enganar, a mensagem que não pode manipular nem desiludir. É uma resposta que desce ao mais fundo do ser humano e pode sustentá-lo e elevá-lo. É a verdade que não passa de moda, porque é capaz de penetrar onde nada mais pode chegar. A nossa tristeza infinita só se cura com um amor infinito.” ( Evangelii Gaudium n.265).
Muitas vezes, a ansiedade nos leva a decisões erradas, atitudes precipitadas, falsas expectativas e ilusão. E na vida amorosa não é diferente: a espera por encontrar um (a) parceiro (a) requer tempo, ponderação. Não é necessária urgência nem pressa, basta viver a vida com o otimismo de que um dia alguém muito especial irá aparecer – ou, até mesmo, reaparecer.
Mas, caso você não consiga lidar com a espera, a oração pode ser o caminho para uma vida espiritual madura, que não teme a solidão e é ancorada a sensação de tranquilidade e paz.
Por mais difícil que pareça, a oração nos dá a convicção necessária para nos sentirmos fortes e mais hábeis em lidar com as emoções; ela abre portas, mostra novos caminhos, acalenta a dor da alma. Tenha essa certeza: a oração é o segredo das pessoas que resolvem seus problemas com maior serenidade.
Portanto, reze, faça seus pedidos e, se você tem o propósito de um grande amor, inclua esta oração de São Tomás de Aquino para que você alcance sabedoria e discernimento:
Criador inefável,
Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência,
derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade.
Dá-me inteligência para compreender,
memória para reter,
facilidade para aprender,
subtileza para interpretar,
e graça abundante para falar.
Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade.
Faz-me pobre sem ser miserável,
humilde sem fingimento,
alegre sem superficialidade,
sincero sem hipocrisia;
que faça o bem sem presunção,
que corrija o próximo sem arrogância,
que admita a sua correção sem soberba,
que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.
Concede-me, Verdade das verdades,
inteligência para conhecer-te,
diligência para te procurar,
sabedoria para te encontrar,
uma boa conduta para te agradar,
confiança para esperar em ti,
constância para fazer a tua vontade.
Orienta, meu Deus, a minha vida,
concede-me saber o que tu me pedes
e ajuda-me a realizá-lo
para o meu próprio bem
e de todos os meus irmãos.
Amém.
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário