Maria, Estrela do Mar: “Se és agitado pelas ondas, olha para a estrela: invoca Maria!” (Stella Maris)


Redação da Aleteia | Ago 26, 2019

Com uma das mais belas exortações de todos os tempos a confiarmos em Nossa Senhora, São Bernardo nos explica o título mariano "Estrela do Mar"

Um dos títulos de Nossa Senhora é “Estrela do Mar” (“Stella Maris“, em latim), porque Maria, em sua missão de nos levar a Cristo, é para nós como as estrelas que orientavam mar adentro os marinheiros.

Sobre esse aspecto da Virgem Santíssima como nossa condutora, o grande São Bernardo de Claraval nos legou a seguinte e belíssima exortação:

E o nome da Virgem era Maria (Lc. 1, 27). Falemos um pouco deste nome, que, segundo se diz, significa Estrela do Mar e maravilhosamente convém à Virgem Mãe (…) Ela é verdadeiramente essa esplêndida estrela que devia levantar-se por sobre a imensidão do mar, toda brilhante por seus méritos e radiante por seus exemplos.

Ó tu, quem quer que sejas, que te sentes longe da terra firme, arrastado pelas ondas deste mundo, em meio a borrascas e tempestades: se não queres soçobrar, não tires os olhos da luz dessa estrela!

Se o vento das tentações se levanta; se o escolho das tribulações se interpõe em teu caminho, olha para a estrela: invoca Maria!

Se és agitado pelas ondas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha para a estrela: invoca Maria!

Se a cólera, a avareza, os desejos impuros sacodem a frágil embarcação de tua alma, levanta os olhos para Maria!

Se, perturbado pela lembrança da enormidade dos teus crimes, confuso à vista das torpezas da tua consciência, aterrorizado pelo medo do juízo, deixas-te arrastar pelo turbilhão da tristeza, a despenhar no abismo do desespero, pensa em Maria!

Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria!

Que o seu nome nunca se afaste dos teus lábios, jamais abandone o teu coração; e, para alcançares o socorro da sua intercessão, não negligencies os exemplos de sua vida.

Ao segui-la, não te desviarás; rezando a ela, não desesperarás; pensando nela, evitarás todo erro.

Se ela te sustenta, não cairás; se ela te protege, nada terás a temer; se ela te conduz, não te cansarás; se ela te é favorável, alcançarás a meta.

E assim verificarás, pela tua própria experiência, com quanta razão foi dito: “E o nome da Virgem era Maria”. 
(Fonte: Aleteia)


Ave Maris Stella: Nossa Senhora, Estrela que guia os navegantes em meio à escuridão


24.01.2011 - O hino “Salve Estrela do Mar”, mais conhecido pelo seu nome em latim “Ave Maris Stella” tem uma origem difícil de precisar, como muitas orações medievais muito antigas.

A piedade medieval era extremadamente rica e fértil sendo que muitos contributos iam enriquecendo constantemente as fórmulas de piedade.

Isso se deu também com este hino. O “Ave Maris Stella” foi muitíssimo popular na Idade Média e foi objeto de muitas composições e variantes que foram se fecundando reciprocamente.

As primeiras notícias dele remontam ao século VIII. O criador da letra teria sido São Venâncio Fortunato (530-609), bispo de Poitiers, a quem atribui-se também o “Pange Lingua Gloriosi Proelium Certaminis” (“Canta, minha língua, o glorioso combate”) que serviu de inspiração para o hino eucarístico “Pange Lingua Gloriosi Corporis Mysterium” (“Canta, minha língua, o glorioso mistério da Hóstia”) de São Tomás de Aquino.
Reconhece-se a São Venâncio Fortunato a autoria do igualmente famoso “Vexilla Regis prodeunt” (“Os estandartes do rei avançam”).

A melodia do “Ave Maris Stella”, provém do cântico irlandês “Gabhaim Molta Bríde” composto em honra de Santa Brígida.

O “Salve Estrela do Mar” tem relevante importância na preparação da consagração à Santíssima Virgem como escravo de amor, segundo o inspirado método de São Luís Maria Grignion de Montfort.

A liturgia católica saúda com o poético “Ave Maris Stella” a Nossa Senhora como “Estrela do Mar”. Porque Nossa Senhora é a Estrela do Mar, quer dizer, a Estrela Polar, que é a mais brilhante, alta, e suprema das estrelas que guia os navegantes em meio à escuridão.

No “Ave Maris Stella” o fiel reza “mostrai que Vós sois Mãe”. Conta-se que na Idade Média um homem rezando aos pés de uma imagem de Nossa Senhora, quando chegou a estas palavras, a imagem se animou e respondeu a ele: “mostra que és filho”!

Na hora de nós nos dirigirmos a Nossa Senhora pedindo para Ela mostrar que é Mãe, pensemos que Ela tem o direito de nos dizer: “Meu filho, mostra que és filho!”

Não há nada melhor que pedir as luzes do Espírito Santo para que a Estrela do Mar nos ilumine no meio do mar agitado e da escuridão hodierna. Só assim nossa nau atingirá o verdadeiro porto, quer dizer, a via de Nossa Senhora e a graça dEla.

Fonte: Oraçöes e Milagres Medievais

Ave Maris Stella

Ave, do mar Estrela

De Deus mãe bela,

Sempre virgem, da morada

Celeste Feliz entrada.


Ó tu que ouviste da boca

Do anjo a saudação;

Dá-nos a paz e quietação;

E o nome da Eva troca.


As prisões aos réus desata.

E a nós cegos alumia;

De tudo que nos maltrata

Nos livra, o bem nos granjeia.


Ostenta que és mãe, fazendo

Que os rogos do povo seu

Ouça aquele que, nascendo

Pos nós, quis ser filho teu.


Ó virgem especiosa,

Toda cheia de ternura,

Extintos nossos pecados

Dá-nos pureza e bravura,


Dá-nos uma vida pura,

Põe-nos em vida segura,

Para que a Jesus gozemos,

E sempre nos alegremos.
 

A Deus Pai veneremos:

A Jesus Cristo também:

E ao Espírito Santo; demos

Aos três um louvor: Amém.

  ***
Ave, Maris Stella,

Dei mater alma,

Atque semper Virgo,

Felix caeli porta.


Sumens illud Ave,

Gabrielis ore,

Funda nos in pace

Mutans Evae nomen.

 
Solve vincla reis,

Profer lumen caecis,

Mala nostra pelle,

Bona cuncta posce.


Monstra te esse Matrem,

Sumat per te preces,

Qui pro nobis natus

Tulit esse tuus.


Virgo singularis,

Inter omnes mitis,

Nos, culpis solutos,

Mites fac et castos.


Vitam praesta puram,

Iter para tutum:

Ut, videntes Jesum,

Semper collaetemur.


Sit laus Deo Patri,

Summo Christo decus

Spiritui Sancto,

Tribus honor unus. Amen.

Fonte: "Ave Maris Stella"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/oracoes/oracoes/ave_maris_stella/

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog