Aleteia Brasil | Ago 28, 2019
Acusações se seguiram às críticas do sacerdote ao que chamou de "histeria" no tocante aos incêndios na floresta
O pe. Zezinho se manifestou na semana passada a respeito da guerra de narrativas ideológicas que vem sendo alimentada mundo afora no tocante às queimadas na Amazônia, descrevendo-a como “gritaria mundial histérica”.
Alvo de críticas por parte de alguns grupos devido a este comentário, o sacerdote publicou nesta semana a seguinte resposta em seu perfil no Facebook:
Discordar da catequese do padre é válido. Ninguém sabe tudo! Criei esta página para dialogar com católicos não partidários, até porque quem assinou fidelidade a um partido já escolheu sua prioridade!
Portanto, dizer que o padre só deve cantar porque nada entende de catequese e de política é ignorar que dei aulas de comunicação por 32 anos, que estudei para isso, que já estive com quatro papas, que escrevi quase cem livros que abordam comportamento humano, além de 1.700 canções e que três universidades já me deram 3 títulos porque me reconhecem como catequista católico.
Então, discordem de mim por eu não ser esquerdista, nem direitista, nem centrista. Não escolhi estes trilhos! Escolhi outras estradas que são mais livres do que trilhos.
E lembro que esta balela de que o padre está politicamente em cima do muro perdeu a força como argumento. Jesus mesmo disse que espera de quem o anuncia que pregue de cima do telhado. Isto é: não fique num galho ou numa poltrona chamada partido socialista ou capitalista ou liberal.
A Igreja tem sua sociologia há quase 2 mil anos. E toda vez que os católicos migraram para algum partido, como se isto fosse a única maneira seguir Jesus, eles se deram mal.
Nossa fidelidade está com nossa doutrina social. Somos católicos e dialogamos com outras correntes religiosas, sociais e políticas, mas primeiramente somos CATÓLICOS. Católicos, apostólicos e romanos.
Nenhum Papa é esquerdista, direitista ou centrista. Os Papas são católicos! Eu também. Até porque li as suas encíclicas sociais desde Leão XIII até o Papa Francisco!
Arrisco dizer que 90% dos que discordam de mim achando que estou desobedecendo o Papa atual nunca leram os quase 100 documentos da nossa Igreja sobre a questão social. É o que eu estudo há quase 60 anos, desde os tempo de seminarista!
E então, posso ensinar catequese social, ou sou ignorante demais para ter esta página na internet só porque alguns católicos de esquerda ou de direita não aceitam meus escritos?
Há mais de mil páginas para quem procura outras catequeses católicas. Quatro papas acharam que sou um padre catequista e inúmeros bispos acham que não destoo da doutrina católica!
O jeito é ajudá-los a achar outras catequeses que os façam mais felizes do que estas três páginas que assino como padre pregador!
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário