Uma tradição retórica greco-romana clássica sobrevive na iconografia cristã
Você já se perguntou, enquanto olhava para ícones religiosos, por que as figuras de Cristo e dos santos fazem certos gestos com as mãos?
Cada gesto tem um significado específico, mas não é de admirar que nem sempre possamos entendê-los: eles estão “escritos” em grego!
Gregos e romanos clássicos desenvolveram um código de gesto com as mãos bastante complexo e bem estabelecido, que era usado tanto por oradores quanto por retóricos, quando davam discursos na praça pública, no Senado ou até na sala de aula.
Os gestos que acompanhavam o orador, é claro, eram uma questão de conhecimento público da época. Ou seja, eram bastante comuns e compreendidos por quase todo mundo. Mas não por nós. Então, precisamos de um pouco de ajuda para decifrá-los.
Public Domain
Não é de surpreender que os primeiros pintores de ícones cristãos usassem esse repertório de gestos com as mãos em suas pinturas de Cristo, dos santos e dos anjos.
Por exemplo, nos ícones da Anunciação, o Arcanjo Gabriel geralmente é mostrado com a mão levantada da mesma maneira que os oradores romanos faziam, ao indicar que estavam prestes a iniciar uma frase importante. Ou seja, era o gesto que precedia o exordium do discurso. Essa tradição estava tão enraizada na Roma antiga que o gesto pode ser visto até na mais antiga imagem da Anunciação que chegou até nós.
Public Domain
The oldest icon of the Annunciation , in the catacombs of St. Priscilla .
O significado desse gesto com a mão, associado ao oratório clássico, também é a fonte do motivo iconográfico que mostra Cristo levantando a mão na mesma atitude de um orador romano ou grego clássico. Claramente, Ele, mais do que qualquer um, tem algo importante a dizer, certo?
No entanto, esse gesto com a mão tem ainda mais níveis de significado que merecem ser levados em consideração. Especificamente no caso da figura de Cristo, o simbolismo associado aos gestos com as mãos é mais complexo.
Em princípio, em qualquer representação icônica de Cristo católica ou ortodoxa bizantina, a mão direita de Jesus é mostrada em atitude de bênção. Esse mesmo gesto é usado pelo padre para abençoar durante a liturgia, e por esta razão, os santos clérigos são retratados levantando a mão direita da mesma maneira.
Public Domain
The hand gestures of blessing mimics the letters " IC XC " , an abbreviation of four letters, widely used , from the Greek words Jesus ( IHCOYC ) Christ ( XPICTOC ) .
Na iconografia ortodoxa grega, como também na iconografia cristã primitiva, o gesto da mão de bênção realmente molda as letras IC XC, uma abreviação das palavras gregas Jesus (IHCOYC) Cristo (XPICTOC), que inclui a primeira e a última letra de cada palavra. A mão que abençoa reproduz, com gestos, o Nome de Jesus, o “Nome acima de todo nome”.
Public Domain
In addition , the three fingers of Christ , and spell " I" and " X " also represent the Trinity and Unity of God , Father, Son and Holy Spirit.
Além de moldar as letras, o gesto de bênção feito por Cristo também transmite verdades doutrinárias. Os três dedos usados para soletrar o I e o X também representam a Trindade, a unidade de um Deus em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo.
A junção do polegar e o anelar não apenas forma a letra C, mas também simboliza a encarnação, a união das naturezas divina e humana na pessoa de Cristo.
Olhe atentamente da próxima vez que observar um ícone. Haverá mensagens para você ler, agora que você conhece esse idioma.
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário