São Lucas, cujo nome significa “portador de luz”, foi introduzido na fé por volta do ano 40. Ele nunca conheceu Jesus, mas conheceu São Paulo, de quem foi discípulo. Foi educado na literatura e na medicina. É o único escritor do Novo Testamento que não é israelense e dirigiu sua mensagem aos cristãos gentios.
No prólogo de seu Evangelho, diz que o escreveu para que os cristãos conhecessem melhor as verdades nas quais tinham sido instruídos. Era, acima de tudo, um historiador e escrevia principalmente para os gregos.
São Lucas traça a biografia da Virgem e fala da infância de Jesus. Ele traz os segredos da Anunciação, da Visitação e do Natal, fazendo entender que tenha conhecido pessoalmente Maria.
Em seu Evangelho, destaca o cuidado especial para com os pobres, os pecadores arrependidos e a oração.
A tradição diz que ele morreu como um mártir pendurado em uma árvore na Acaia. É representado com um livro ou como um touro alado, pois inicia o Evangelho falando do templo, onde eram imolados os bois, e começa com o sacrifício do sacerdote Zacarias.
Além dos médicos, São Lucas é padroeiro dos cirurgiões, solteiros, açougueiros, encadernadores, escultores, artistas notários e diz-se que ele também era um pintor da Virgem. (Fonte: ACI digital)
Oração de São Lucas
“Senhor, concedei-nos a graça de vos amar, como vós amava São Lucas, com todo o nosso espírito e todas as nossas forças. Concedei-nos também a graça de servir-vos, todos os dias, durante minha existência, a fim de merecer que sejam aceitas nossas preces, que vos dirigimos por intermédio de São Lucas, na esperança de que, pelo méritos desse vosso apóstolo, conservemos perfeita saúde do corpo e do espírito, por nosso senhor Jesus Cristo. Assim seja.
(Repita três vezes: São Lucas, que obtendes a saúde do corpo e da alma dos que vos invocam, rogai por nós).”
(Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria)
Comentários
Postar um comentário