Philip Kosloski | Mar 27, 2020
A tradição diz que o Arcanjo confortou Jesus quando ele estava sofrendo no Getsêmani
São Gabriel é um dos poucos arcanjos mencionados pelo nome na Bíblia. Ele aparece no Antigo Testamento, bem como no Evangelho da Anunciação, quando ele deu a boa-nova do nascimento de Jesus à Virgem Maria.
O arcanjo é frequentemente chamado de “anjo da misericórdia”, porque suas poucas aparições na Bíblia são acompanhadas de mensagens de consolo.
Afirma-se também que São Gabriel é o anjo que apareceu a Jesus quando Ele estava sofrendo no Getsêmani:
“Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua.Apareceu-lhe então um anjo do céu para confortá-lo” (Lucas 22, 42-43).
A Enciclopédia Católica explica que: “Gabriel é mencionado apenas duas vezes no Novo Testamento, mas não é irracional supor que é ele quem… fortaleceu Nosso Senhor no jardim”.
Essa tradição também corresponde ao nome de “Gabriel”, traduzido como “Deus é minha força”.
Aqui está uma oração adaptada do livro de orações de São Filipe Neri, que invoca a ajuda de São Gabriel em meio ao sofrimento:
Ó Gabriel, que anunciou à Virgem Maria a encarnação do Filho único de Deus, e no jardim consolou e fortaleceu o Cristo oprimido, com medo e tristeza, eu te honro, ó espírito escolhido, e humildemente oro a ti para que sejas meu advogado em Jesus Cristo, meu Salvador, e em Maria, Sua Santíssima Virgem Mãe.
Em todas as minhas provações me ajuda, para que eu não seja vencido pela tentação e para que eu possa louvar e agradecer ao meu Deus em todas as coisas. Amém.
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário