A poderosa oração “Stella Cœli”, composta em Coimbra e rezada contra epidemias

Fr Lawrence Lew, O.P. | Flickr CC BY-NC-ND 2.0

Redação da Aleteia | Maio 27, 2020

A prece teria sido entregue às irmãs clarissas de Coimbra por São Bartolomeu durante a peste que assolou a cidade portuguesa em 1317

A expressão “Stella Cœli“, em latim, significa “Estrela do Céu” e se refere a Nossa Senhora. A pronúncia em latim eclesiástico é “Stélla Tchéli“. Trata-se também do nome de uma oração medieval que passou a ser usada para pedir a intercessão de Nossa Senhora contra pestes e epidemias.

Eis a história:

Em 1317, a cidade portuguesa de Coimbra sofreu uma praga que deixou a população apavorada. As próprias freiras do mosteiro de Santa Clara sentiam medo, porque as suas celas ficavam perto de um foco de infecção. Chegaram a pensar em fugir. Certo dia, porém, ouviram batidas à porta do convento e, ao irem atender, encontraram um peregrino: segundo a descrição, era São Bartolomeu.

De acordo com um relato escrito em 1712 pelo religioso Tommaso Auriemma, SJ, as irmãs se sentiram então reanimadas e incentivadas a recitar frequentemente à Mãe de Deus uma prece que ele deixou escrita num papel antes de partir. Rezaram todos os dias em coro e em privado esta oração e não foram tocadas pela doença, embora, à sua volta, o fogo tudo queimasse.

Eis a oração:

A Estrela do Céu extirpou,
A que amamentou o Senhor,
A peste da morte que plantou
O primeiro pai dos homens.

A mesma estrela se digne agora
fazer cessar a noite,
cujos exércitos abatem o povo
com a úlcera da temível morte.

Ó piíssima Estrela do Mar
Socorre-nos da peste
Ouve-nos, Senhora
Pois o teu Filho, que nada nega,
Te honra.

Salva-nos Jesus,
por aqueles que Virgem
Mãe te ora.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.

Deus de misericórdia, Deus de piedade, Deus de indulgência, que tendes compaixão das aflições do Vosso povo, e disseste ao Anjo que o trespassava que contivesse a sua mão por amor daquela Estrela gloriosa, de cujo peito precioso contra o veneno dos nossos pecados docemente bebestes, prestai-nos o auxílio da Vossa graça, para que sejamos libertados e seguros de toda a peste, da morte improvisa e livres misericordiosamente de todo o embate da perdição. Por Vós, Jesus Cristo, Rei da Glória, Salvador do mundo, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Fonte: Aleteia

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog