Padre
Thoom | Shutterstock
Reportagem local - Arquidiocese de São Paulo - publicado em 13/05/21
Indagações desse tipo são bastante frequentes
Qual é a diferença entre sacerdote e vigário? Indagações desse tipo são bastante frequentes. De fato, muita gente quer saber também a diferença entre os frades e os monges, entre os bispos e os cardeais, ou entre os noviços e os professos, os monsenhores e os párocos…
Mas vamos por partes.
O pe. Cido Pereira, que mantém uma coluna de perguntas e respostas no jornal O São Paulo, da arquidiocese paulistana, recebeu de um leitor uma série de dúvidas sobre esses diversos termos.
Qual é a diferença entre sacerdote e vigário?
A respeito dos dois primeiros, isto é, sacerdote e vigário, o pe. Cido explicou:
“Sacerdote é um dos ministérios do padre; assim, todo padre participa do tríplice ministério de Jesus, que foi sacerdote, mestre e pastor. Como sacerdote, o padre santifica seus irmãos, levando Deus a eles e os levando a Deus. O padre é sacerdote quando se faz ponte pela qual Deus chega a seus irmãos e seus irmãos chegam a Deus.
Vigário é aquele que age na pessoa de alguém. Vem da palavra vice-agere, ou seja, ‘fazer as vezes de’. O vigário faz as vezes do bispo ou do pároco em uma diocese ou paróquia. Por exemplo: o vigário-geral é aquele padre que faz as vezes do bispo quanto este está ausente. O vigário numa paróquia é aquele que faz as vezes do bispo ou do pároco diante de uma pequena parcela do povo de Deus”.
Sobre a diferença entre monges e frades, você pode acessar o seguinte artigo:
Qual é a diferença entre um padre, um monge e um frade?
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário