CNBB dedica jornada de oração à paz no Afeganistão

Talibãs no Afeganistão / Crédito: EWTN Notícias

REDAÇÃO CENTRAL, 25 ago. 21 / 04:00 pm (ACI).- No dia 1º de setembro, a jornada de oração e missão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será dedicada à paz no Afeganistão, país que foi retomado pelos talibãs em 15 de agosto. A iniciativa, segundo a CNBB, atende ao pedido do papa Francisco e do padre barnabita Giovanni Scalese, à frente da missão católica no Afeganistão, para que se reze pelo país.

“Estamos vivendo dias de grande apreensão em antecipação aos acontecimentos”, disse padre Scalese à Vatican News, ao pedir: “rezem, rezem, rezem pelo Afeganistão”.

“Uno-me à preocupação unânime com a situação no Afeganistão. Peço-vos que oreis comigo ao Deus da paz, para que cesse o som das armas e que as soluções possam ser encontradas na mesa do diálogo. Só assim, a martirizada população daquele país, homens, mulheres, idosos e crianças, poderá regressar às suas casas, viver em paz e segurança no pleno respeito recíproco”, disse o papa Francisco após a oração do Angelus no domingo, 15 de agosto.

Neste mesmo dia, o talibã retomou o poder no Afeganistão, após uma ofensiva contra as forças governamentais que durou apenas três meses. Depois de tomar a capital, Cabul, os talibãs renomearam o país como “Emirado Islâmico do Afeganistão”.

Na década de 1990, o grupo extremista teve plenos poderes no Afeganistão e impôs fortes proibições culturais e religiosas, restringindo o acesso das mulheres ao trabalho e obrigando-as a usar burkas, vestuário que, na melhor das hipóteses, permitem ver somente os olhos das mulheres. Segundo a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), neste regime, todos aqueles “que não abraçam as opiniões muçulmanas radicais extremas dos talibãs estão em perigo”.

Para a jornada de oração de 1º de setembro, a CNBB incentiva o uso nas redes sociais da hashtag #rezepeloafeganistao.

A jornada de oração e missão é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e pela Fundação ACN. Faz parte de uma série, na qual se sublinha o valor da oração como “agir missionário”. Acontece no dia primeiro de cada mês, em memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões.

---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog