Hoje a Igreja celebra São Maximiliano Maria Kolbe, o mártir da caridade (14 de agosto)


São Maximiliano Kolbe, sacerdote que morreu mártir em um campo de concentração nazista e cujo memória litúrgica a Igreja celebra neste dia 14 de agosto.

São Maximiliano Maria Kolbe

Raimundo Kolbe nasceu em 1894, na Polônia, numa família operária que o introduziu no seguimento de Cristo e, mais tarde, ajudou-o entrar para a família franciscana, onde tomou o nome de Maximiliano Maria.

Ao ser mandado para terminar sua formação em Roma, Maximiliano, inspirado pelo seu desejo de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Maria Imaculada, fundou o movimento de apostolado mariano chamado ‘Milícia da Imaculada’. Como sacerdote foi professor, mas em busca de ensinar o caminho da salvação, empenhou-se no apostolado através da imprensa e pôde, assim, evangelizar em muitos países, isto sempre na obediência às autoridades, tanto assim que deixou o fecundo trabalho no Japão para assumir a direção de um grande convento franciscano na Polônia.

Com o início da Segunda Grande Guerra Mundial, a Polônia foi tomada por nazistas e, com isto, Frei Maximiliano foi preso duas vezes, sendo que a prisão definitiva, ocorrida em 1941, levou-o para Varsóvia, e posteriormente, para o campo de concentração em Auschwitz, onde no campo de extermínio heroicamente evangelizou com a vida e morte. Aconteceu que diante da fuga de um prisioneiro, dez pagariam com a morte, sendo que um, desesperadamente, caiu em prantos:

“Minha mulher, meus filhinhos! Não os tornarei a ver!”. Movido pelo amor que vence a morte, São Maximiliano Maria Kolbe dirigiu-se ao Oficial com a decisão própria de um mártir da caridade, ou seja, substituir o pai de família e ajudar a morrer os outros nove e, foi aceita, pois se identificou: “Sou um Padre Católico”.

A 10 de Outubro de 1982, o Papa João Paulo II canonizou este seu compatriota, já beatificado por Paulo VI em 1971.

São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós!


Oração a São Maximiliano Kolbe
(Para recobrar a paz em tempo de provação)

São Maximiliano, agradecemos a Deus pelo bom exemplo de vossa vida.

Vós nos ensinastes a amar e, assim, superar o ódio por aqueles que nos prejudicam.

Vós nos ensinastes a ter esperança e, assim, superar a depressão e o desespero que muitas vezes nos dominam.

Vós nos ensinastes a coragem pelos vossos empreendimentos ousados para Deus e vosso sacrifício pessoal como instrumento da Imaculada.

Ore por nós, agora, para que Maria, nossa Mãe, e Jesus, seu Filho, tragam, ao nosso espírito atribulado, paz, calma e alegria.

(Pense, por dois minutos, nas coisas boas que Deus fez para você durante a sua vida.)

---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog