HOLY BIBLE
Chad Robertson Media | Shutterstock
J-P Mauro - publicado em 01/12/21
atualizado em 01/12/21
A Bíblia Gideons tem sido uma característica padrão dos quartos de hotel há mais de um século
Ao fazer check-in em um quarto de hotel, são as comodidades que tornam a experiência caseira. Sabonetes e xampus individuais no banheiro, bebidas na minigeladeira e (sempre na mesa de cabeceira) uma Bíblia.
Embora esse cenário possa parecer familiar para qualquer viajante do século passado, ele pode em breve ser relegado às memórias antigas, à medida que os hotéis estão começando a eliminar gradualmente os textos religiosos.
Bíblia Gideons
O site Get Religion explica como surgiu a tradicional Bíblia de hotel. O esforço foi iniciado por três empresários viajantes que ficaram encantados em descobrir que eram todos cristãos.
Em 1908, o trio iniciou uma missão para apoiar outros viajantes cristãos colocando Bíblias em todos os quartos de hotel que pudessem encontrar. Tomando o nome de os “Gideons”, do herói bíblico (Gideão) conhecido por sua obediência à vontade de Deus, eles produziram a Bíblia Gideons e passaram décadas distribuindo-a por todo o mundo sem nenhum custo.
De acordo com o site The Gideons International, ao longo do século passado, eles distribuíram mais de dois bilhões de Bíblias em 95 idiomas em mais de 200 países.
Atualmente, eles podem enviar aos hotéis do mundo quase um milhão e meio de Bíblias por ano, com cerca de 40% delas sendo destinadas aos Estados Unidos. A missão tem sido tão bem-sucedida que outras denominações religiosas adotaram o fornecimento de seus textos aos estabelecimentos.
Declínio bíblico
O Los Angeles Times cita uma pesquisa da STR, uma empresa que reúne dados de marketing para hotéis, que encontrou um declínio significativo no número de hotéis que fornecem Bíblias em seus quartos.
Em 2006, era praticamente inédito ficar em um quarto sem Bíblia, com 95% dos hotéis tendo em suas gavetas as Bíblias Gideons. Em 2016, no entanto, esse número foi praticamente reduzido pela metade, 48%.
Outro relatório mais otimista (Quartz) sugere que o número caiu apenas para 79%, mas isso ainda é uma queda acentuada. Essa mudança em relação à década anterior levanta a questão de por que os hotéis estão eliminando gradualmente a Bíblia.
O Los Angeles Times sugere que é uma tendência dos tempos em que vivemos. Atualmente, até mesmo os hotéis têm sido cautelosos e tentam evitar conflitos entre seguidores de diferentes religiões ou grupos. Mais especificamente, os hotéis tentam evitar problemas com a Freedom From Religion Foundation (FFRF).
Militância
A FFRF é um grupo que entra em contato com hotéis para expressar reclamações de que textos religiosos podem ofender aqueles que não são religiosos. O grupo tem sido incrivelmente ativo em seu trabalho, entrando em contato com dezenas de locais por ano.
Eles também passaram a colocar adesivos em quaisquer Bíblias que encontram, o qual alerta os possíveis leitores: “a crença literária neste livro pode colocar em risco sua saúde e vida”.
Outro fator que aponta para os tempos em que vivemos é o avanço e a prevalência da tecnologia. Em 2021, há poucas pessoas sem algum meio de acesso à Internet, seja um smartphone, tablet ou laptop.
Com Wi-Fi gratuito, os hóspedes dificilmente precisam de uma cópia física da Bíblia quando dezenas de aplicativos bíblicos gratuitos estão ao seu alcance. Os viajantes cristãos também têm novos meios de estudo bíblico, com podcasts e outros recursos.
Jeff Pack, diretor de comunicação da Gideons International, sugeriu que hoje em dia as pessoas simplesmente não estão tão interessadas em ler a Bíblia. Ele disse ao LA Times:
“O declínio de materiais religiosos nos hotéis, conforme citado na pesquisa, reflete o crescente secularismo no mundo”, disse. “Isso resultou em uma erosão da consciência espiritual.”
É difícil dizer neste momento se as Bíblias Gideons permanecerão parte das futuras estadias em hotéis. Muitos grupos hoteleiros, o Marriott, deixam a decisão para as unidades locais.
Outros guardam cópias de textos religiosos atrás do balcão para serem entregues mediante solicitação. Parece provável que as Bíblias ainda poderão ser vistas em quartos de hotel nas próximas décadas, mas parece que os dias em que eram uma comodidade padrão podem ter ficado para trás.
Fonte: Aleteia
---
Comentários
Postar um comentário