Bento XVI: Um monge misterioso anunciou-me a morte do Papa João Paulo I

giovanni paolo i e benedetto xvi
ASSOCIATED PRESS/East News Shutterstock | GIACOMO MORINI

Gelsomino Del Guercio - publicado em 01/09/22

Para o Papa Emérito, os rumores de que João Paulo I teria morrido de forma violenta não fazem sentido

A morte do Papa João Paulo I foi anunciada a Bento XVI enquanto ele dormia, no meio da noite. Quem se comunicou com ele foi um monge misterioso, que entrou em seu quarto e desapareceu em poucos segundos.

Albino Luciani, que ficou no comando da Igreja por apenas 33 dias, morreu repentinamente no dia 28 de setembro de 1978 em seu apartamento, na Cidade do Vaticano.

O testemunho de Bento XVI

No processo de canonização (João Paulo I será beatificado em 4 de setembro de 2022), há um importante testemunho de Bento XVI, revelado no livro Il postino di Dio (“O Carteiro de Deus”), de Nicola Scopelliti.

A conversa com João Paulo I

O Papa Emérito afirma ter tido uma última conversa com João Paulo I em setembro de 1978, quando “a pedido do Papa, fui ao Congresso Nacional Mariano no Equador. Pouco antes, tive uma breve conversa com o Santo Padre, que me encorajou e me deu a sua bênção”.

A constituição física era “semelhante à minha”

A saúde do Papa Luciani parecia boa. “Ficou claro que ele não era um gigante do ponto de vista da saúde física”, disse o então cardeal Joseph Ratzinger, que continuou: “Apesar disso, descobri que seu estado de saúde estava dentro dos limites normais. Tive a impressão de que, nesse aspecto, sua constituição física era semelhante à minha.”

A viagem ao Equador

A notícia da morte do Servo de Deus, porém, chegou ao Cardeal Ratzinger enquanto ele estava no Equador. “No dia da morte do Papa, eu dormia na residência do Arcebispo de Quito. No meio da noite, acordei e ouvi a porta se abrir e alguém entrar”, explica Ratzinger.

O monge

Quando acendeu a luz, o atual Papa Emérito afirma ter visto um monge de túnica marrom. “Ele parecia um misterioso mensageiro do além-túmulo, então duvidei que eu estivesse realmente acordado. Ele entrou e me disse que tinha acabado de receber a notícia da morte do Papa. Inicialmente não acreditei, mas depois não duvidei da veracidade da informação. Curiosamente, adormeci imediatamente, mas na manhã seguinte assimilei a notícia impensável”.

O mistério dessa “aparição” noturna foi revelado nas horas seguintes. “Aquele monge era um bispo auxiliar de Quito, que vestiu seu hábito religioso para comunicar a notícia”.

Quando o Papa João Paulo I morreu, Ratzinger cardeal.

Morte natural?

O Papa Bento XVI nunca teve dúvidas que Albino Luciani morreu de forma natural. “Desde o início pensei que os rumores que começaram a circular sobre uma morte violenta do Servo de Deus não faziam sentido. A informação oficial para mim foi e é totalmente credível e convincente.”

O dia do enterro

O Papa Emérito, recorda também o dia do funeral de João Paulo I, ocorrido em 4 de outubro de 1978, dia da festa litúrgica de São Francisco de Assis. “Os dias do funeral do Papa foram dias de grande tristeza para mim. A chuva torrencial combinava com esse clima. Até a natureza parecia triste conosco.”

Fonte: Aleteia
---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog