Nossa Senhora do Monte Serrat - Padroeira de Santos (8 de setembro)


Hoje celebramos Nossa Senhora do Monte Serrat, Padroeira da cidade de Santos-SP.

“Nossa Senhora do Monte, que estais no monte a rezar. Pedi por nós, vossos filhos, que não vos cessam de amar.
Aos vossos pés suplicando, erguemos a humilde voz. Nossa Senhora do Monte, rogai a Jesus por nós!.” (Hino)


HISTÓRICO

A pouca distância de Barcelona, na Espanha, ergue-se a montanha de Mont Serrat, que deve o nome à forma aguda de seus picos. A tradição conta que o próprio São Pedro trouxe para Barcelona a Imagem de Nossa Senhora.
A imagem, escondida numa caverna do Montserrat durante a invasão dos mouros, foi encontrada dois séculos mais tarde (por volta do ano 900), por jovens pastores da região e, em solene procissão, levada para o lugar onde ainda hoje se ergue o célebre Santuário.
A devoção teve início no século VI.
Uma série de milagres começou a acontecer e atrair fiéis de toda Europa, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat por todo o mundo cristão. Vários foram os santos devotos de Nossa Senhora, entre eles, São Vicente Ferrer, Santo Inácio de Loyola e São Luiz Gonzaga.
Na América Latina, a devoção à Nossa Senhora do Monte Serrat foi iniciada pelos monges beneditinos que, no primeiro século da descoberta do Brasil, fundaram a Abadia da Virgem do Montserrat no Rio de Janeiro.


Em Santos, a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora, no morro de São Jerônimo, entre 1598 e 1609, deve-se a D. Francisco de Souza, o governador geral do Estado do Brasil e grande devoto da Santíssima Virgem. Segundo suas ordens, a capela foi entregue aos monges de São Bento, assim que estes aqui se estabeleceram. Logo depois, durante uma invasão holandesa na capitania de São Vicente, em 1614, foi um grande milagre da “Virgem Poderosa” do Monte Serrat que atraiu a atenção e a devoção popular da cidade, pois quando já uma turba de soldados inimigos ia subindo o morro em direção à capela, onde se abrigava grande parte da população, um desmoronamento soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade. A partir daí, Nossa Senhora do Monte Serrat foi considerada a salvadora da cidade.
Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal foi declarada oficialmente “Padroeira da Cidade”.

O Papa Pio XII, em documento oficial do Vaticano, com data de 03 de dezembro de 1954, confirmou o título de Nossa Senhora do Monte Serrat “Patrona da Cidade de Santos”. E a 08 de setembro de 1955, o Cardeal Mota, de São Paulo, como legado pontifício, presidiu a solenidade de coroação.[A]

Os milagres no Monte Serrat

As duas histórias principais são a da invasão dos piratas holandeses comandados por Spielbergen em 1615 e a do navio a vapor Araguary em 1926.

O jornal santista A Tribuna, na série de reportagens Conheça o seu bairro - Monte Serrate, publicada em 3/6/1982, relata:

(...) Em 1614, quando os holandeses invadiram a Ilha de São Vicente, as populações das vilas de Santos e São Vicente refugiaram-se no monte, rezando e pedindo proteção à Virgem. Quando os invasores aproximaram-se do alto do morro, uma avalanche de pedras matou muitos deles e colocou os demais em fuga. Nossa Senhora do Monte Serrate fizera seu primeiro grande milagre e, desde essa época, a população a considera padroeira de Santos.
Em 1954, quando se completava o centenário da definição do dogma da Imaculada Conceição, o Papa Pio XII decretou o Ano Santo Mariano. Houve festas em todo o mundo e, associando-se aos festejos, a Câmara Municipal de Santos oficializou o título de padroeira a Nossa Senhora do Monte Serrate. No ano seguinte, o Papa ratificou o ato, determinando a coroação canônica.

A Santa é também protetora dos navegantes e a ela se atribui outro grande milagre: livrou o barco nacional Araguary de naufrágio certo, em 1926. Quando os tripulantes já não conseguiam controlar a situação, resolveram ajoelhar-se em um dos conveses, rezar e evocar a Virgem, prometendo celebração de missa em ação de graças se o vapor conseguisse aportar em Santos. No instante seguinte a tempestade cessou e o mar entrou em calmaria.

Por essas e por outras, o Monte Serrate é um dos principais pontos de afluência de romeiros em todo o Brasil e centro de uma das grandes festas religiosas da Igreja Católica. A tradição se renova a cada ano: no dia 5 de setembro, a imagem de Nossa Senhora deixa sua capela e segue, em procissão, para a Catedral, onde é rezado um tríduo. No dia 8 de setembro, consagrado a ela, há missa solene, pela manhã, e à tarde, a imagem volta ao Monte Serrate. Antes de subir o morro, o cortejo pára em frente da Prefeitura, e o chefe do Executivo renova a consagração de Santos à Senhora do Monte. Feriado, a Cidade reza e festeja ao mesmo tempo.

Em sua ermida, no Monte Serrate, a imagem de Nossa Senhora fica no altar-mor, num nicho. A capela, bem simples, não comporta mais de 200 pessoas e ostenta, na parede lateral, um crucifixo de madeira: representa o Senhor do Bonfim, que é conduzido em procissão uma vez por ano, no domingo seguinte à festa da padroeira. Ao lado, uma sala repleta de ex-votos comprova a devoção dos fiéis. Tem de tudo um pouco: fotografias, penas e braços mecânicos, vestidos de noiva e cadernos escolares.

Não há dúvida: quem chega a Santos logo tem sua atenção despertada pela capela branca, que do alto do Monte Serrate domina toda Santos. Durante o dia, é vista de vários pontos: à noite, uma estrela marca o seu lugar no cume da elevação.[B]


ORAÇÕES

1- ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT 

Nossa Senhora do Monte Serrat, que do alto deste morro tendes um olhar constante sobre nossa cidade e sobre toda a Baixada Santista! Conhecemos vosso carinho para conosco e nos voltamos para vós para acolher jesus em vossa proteção materna.

Dai a vossa bênção, ó mãe querida, para a nossas famílias, para que tenham sempre o necessário para viver com dignidade e para que não falte a alegria e a paz em cada lar. 

Nós nos colocamos sob a vossa direção a vossa proteção, ó Virgem Mãe Maria, e colocamos em vossas mãos nossa vida e a vida de todo o povo de desta cidade. Amém

2- Oração a Nossa Senhora do Monte Serrat

Ó clementíssima Virgem Maria, minha soberana e Mãe, augusta Senhora do Monte Serrat, venho lançar-me no seio da vossa misericórdia e ponho, desde agora e para sempre, a minha alma e o meu corpo debaixo da vossa salva-guarda e da vossa bendita proteção.

Confio-vos e entrego nas vossas mãos todas as minhas penas e misérias, bem como o curso e o fim da minha vida, para que, por vossa intercessão e vossos merecimentos, todas as minhas ações se dirijam e se disponham segundo a vontade de vosso divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e que minha alma depois desta vida possa alcançar a salvação .

Ó Mãe, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós.

Nossa Senhora do Monte Serrat, rogai por nós. Amém.

HINO A NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT

Nossa Senhora do Monte, que estais no monte a rezar. Pedi por nós, vossos filhos, que não vos cessam de amar.
Aos vossos pés suplicando, erguemos a humilde voz. Nossa Senhora do Monte, rogai a Jesus por nós!

A vossa ermida tão clara, qual uma hóstia de luz. Recorda a vossa presença, celeste Mãe de Jesus.

Nas horas mansas e boas, nas horas tristes e más. Mandai-nos vosso sorriso e as vossas bênçãos de paz.

Sois nossa Mãe e Rainha, sentimos, rezando a vós, o céu mais perto da terra, pois sempre estais junto a nós.

Nossa Senhora do Monte, que estais no monte a rezar. Descei até vossos filhos, vinde conosco ficar.

Ficai conosco, Senhora, rezai, conosco, também. Agora e à hora da morte, nas horas todas amém.


Fonte: Diocese de Santos /Devoção e Fé Blog[A] / Novo Milênio [B]
---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog