Apucarana tem a única catedral dedicada a Nossa Senhora de Lourdes no Brasil

Catedral de Apucarana

Apucarana realiza 4ª romaria em honra à Padroeira dos Enfermos no próximo domingo, dia 5 de fevereiro. Evento é retomado com participação do público após dois anos de pandemia e terá homenagem às vítimas da COVID 19.

Ana Néri – jornalista

Mais de 15 mil devotos de todo o estado do Paraná se preparam para 4ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora de Lourdes, que se realizará no próximo domingo, dia 5 de fevereiro, no Complexo esportivo José Antônio Basso (Lagoão), em Apucarana, norte do Paraná.
De acordo com dom Carlos José, bispo diocesano, o momento é importante e feliz, pois a igreja e os romeiros voltam a se reunir após dois anos de restrições.

“É um momento feliz, podemos retomar com a participação de todo o nosso povo a 4º edição da Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes. Então, fica o convite para que possamos participar desse momento de fé, de comunhão, de envolvimento e de fraternidade de podermos nos reencontrar depois de dois anos de restrições. Esperamos para este ano mais de 15 mil pessoas”, destaca o prelado.

Apucarana - procissão dos fiéis

Novidades

Neste ano, os fiéis que participarem da Romaria, receberão uma capelinha de Nossa Senhora e serão aspergidos com água benta vinda diretamente de Lourdes, na França, local onde a Virgem Maria apareceu sob este título à jovem Bernadete no ano de 1858. A gruta na Europa até hoje, recebe anualmente milhões de fiéis do mundo inteiro, que recorrem à sua intercessão a fim de buscarem cura para suas enfermidades.

Manifestação de fé

Além disso, os participantes poderão receber a bênção com indulgência plenária, ou seja, a remissão dos pecados diante de Deus, para aqueles que, obrigatoriamente:

1 - Tenham disposição interior do completo afastamento do pecado;

2 - Se confessem sacramentalmente dos seus pecados;

3 - Recebam a Santíssima Eucaristia, de preferência durante a Santa Missa;

4 - Rezem segundo as intenções do Papa.
Manifestação de fé

Infraestrutura

De acordo com o coordenador geral da Romaria Padre Anderson Bento, a Romaria é o maior evento que a diocese de Apucarana realiza anualmente e por isso uma grande estrutura para acolher bem todos os peregrinos está sendo planejada.

“Vamos montar uma estrutura aos arredores do Lagoão para acolher os romeiros, teremos tendas, cadeiras, som. Água, banheiro e praça de alimentação. A Missa acontece dentro do ginásio, mas quem acompanhar do lado de fora poderá assistir com todo conforto”, aponta.

Programação da 4ª Romaria Diocesana:

- 08h30:  Início com a acolhida e animação das 64 paróquias da diocese de Apucarana e de outras dioceses da região

- 09h00: Cerimônia de abertura. E na sequência, homenagem às vítimas da pandemia

- 10h00:  Missa presidida por Dom Carlos José

- 11h30:  Procissão do Complexo esportivo Lagoão até a Catedral

- 12h30:  Encerramento diante de Nossa Senhora de Lourdes e bênção com

Fotos: Sandra Cândido

01 fevereiro 2023

---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog