pan pu_kibun | Shutterstock
Jejum e abstinência são explicados pelo Código de Direito Canônico
Philip Kosloski
Como regra geral, os católicos não podem comer carne às sextas-feiras e devem jejuar na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa
Todos os anos, muitos católicos perguntam o que podem e o que não podem fazer durante a Quaresma. Não querem, de fato, infringir as regras oficiais da Igreja Católica.
Na verdade, a observância moderna do tempo penitencial é bastante fácil em comparação com o passado.
Antigamente, a Igreja costumava instruir os fiéis a se absterem de carne todos os dias da Quaresma, não apenas às sextas-feiras.
Isso foi oficialmente flexibilizado após o Concílio Vaticano II, mas as sextas-feiras da Quaresma ainda são mantidas como dias sem carne.
As “normas”
O atual Código de Direito Canônico lista os requisitos mínimos para os católicos romanos, dizendo-lhes o que eles não podem fazer durante a Quaresma:
“Cân. 1250 — Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma.
Cân. 1251 — Guarde-se a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Cân. 1252 — Estão obrigados à lei da abstinência os que completaram catorze anos de idade; à lei do jejum estão sujeitos todos os maiores de idade até terem começado os sessenta anos. Todavia os pastores de almas e os pais procurem que,
mesmo aqueles que, por motivo de idade menor não estão obrigados à lei da abstinência e do jejum, sejam formados no sentido genuíno da penitência.
Cân. 1253 — A Conferência episcopal pode determinar mais pormenorizadamente a observância do jejum e da abstinência, e bem assim substituir outras formas de penitência, sobretudo obras de caridade e exercícios de piedade, no todo ou em parte, pela abstinência ou jejum.”
Estritamente falando, essas são as únicas “regras” adicionais que a Igreja Católica apresenta aos católicos sobre o que eles podem fazer durante a Quaresma:
1. Abster-se de carne na Quarta-feira de Cinzas e todas as sextas-feiras, incluindo a Sexta-feira Santa;
2. Jejuar na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.
Em que exatamente consiste o jejum?
Irina Rostokina I Shutterstock
O jejum deve ser feito por católicos entre 18 e 59 anos. E tradicionalmente consiste no seguinte, conforme esclarecido pela Conferência dos Bispos dos Estados Unidos.
“Ao jejuar, uma pessoa pode comer uma refeição completa, bem como duas refeições menores que juntas não equivalem a uma refeição completa.”
Vale dizer que grávidas e portadores de algumas doenças são liberados do jejum.
Já as normas relativas à abstinência de carne são obrigatórias para os membros da Igreja Católica Latina a partir dos 14 anos.
Estas são as regras, mas as conferências episcopais locais podem ajustá-la.
Penitência: cada um à sua maneira
Além dessas duas regras básicas, os católicos podem escolher seus próprios desafios penitenciais durante a Quaresma.
No entanto, para que todos possam estar unidos uns aos outros por alguma observância comum de penitência, são prescritos dias de penitência.
Nesses dias, os cristãos se dedicam de modo especial à oração, realizam obras de piedade e caridade e negam-se a si mesmos, cumprindo com mais fidelidade as próprias obrigações e, principalmente, observando o jejum e a abstinência.
Isso é algo que deve ser feito por conta própria, e um padre local ou diretor espiritual geralmente aconselha uma pessoa sobre suas disciplinas quaresmais.
Fonte: Aleteia
---
Comentários
Postar um comentário