Pope Francis during his weekly general audience June 07 2023
Antoine Mekary | ALETEIA
I. Media -
publicado em 07/06/23
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, a operação foi planejada nos últimos dias e deverá ocorrer ainda hoje
O Papa Francisco será submetido a uma cirurgia com anestesia geral nesta tarde (horário de Roma). É o que anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé em 7 de junho de 2023.
A operação envolverá uma “cirurgia plástica da parede abdominal com prótese”, exigindo uma “laparotomia”, ou seja, uma abertura do abdômen. A permanência do Pontífice no hospital durará “vários dias para permitir um curso pós-operatório normal e uma recuperação funcional completa”, acrescenta a Santa Sé.
Ainda de acordo com a Sala de Imprensa, “a operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas.”
A laparocele é um tipo de hérnia que se forma sobre uma cicatriz na região do intestino e pode ser decorrente da cirurgia a que Francisco foi submetido há dois anos. Na operação para controlar uma diverticulite, parte do intestino do Pontífice foi retirada.
A cirurgia
A operação consiste em fechar a parede abdominal enfraquecida, na qual as estruturas digestivas podem ficar encarceradas, um fenômeno que pode interromper temporariamente o trânsito intestinal.
Em julho de 2021, o Papa Francisco passou por uma cirurgia no cólon e ficou hospitalizado por dez dias.
Após aquela operação, ele confidenciou que não havia tolerado bem os efeitos da anestesia geral e que não desejava se submeter a outra operação, principalmente no joelho.
Audiência geral
O Papa, que tem 86 anos, realizou normalmente sua audiência geral semanal na Praça de São Pedro nesta quarta-feira, 7 de junho, sem demonstrar sinal de cansaço. Ele ainda estava na praça, levantando-se para cumprimentar os recém-casados, quando a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que ele seria submetido a uma operação.
Antes de deixar a Praça de São Pedro no papamóvel, Francisco teve tempo de saudar a delegação das dioceses de Bayeux-Lisieux e Séez, que acompanhou as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, presentes na catequese semanal.
O Papa pediu a Dom Jacques Habert, bispo de Bayeux-Lisieux, que rezasse por ele, “por sua missão e sua saúde”, disse a delegação à I.MEDIA.
O Papa deixou o Vaticano por volta das 10h50 e foi para o Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, onde passou por exames na manhã de ontem (6 de junho). A cirurgia está prevista para o início da tarde de hoje (horário local).
Fonte: Aleteia
---
Comentários
Postar um comentário