Santuário e praça de Santa Terezinha em Taubaté — Foto: Sinesio Santos/Vanguarda Repórter
Santuário de Santa Terezinha completa 100 anos em Taubaté. Templo foi o primeiro no mundo a ser dedicado à freira carmelita francesa, canonizada em 1923.
Por g1 Vale do Paraíba e Região - 05/06/2023
O Santuário de Santa Terezinha, localizado em Taubaté, completa 100 anos de existência em 2023. A igreja foi o primeiro templo do mundo a ser dedicado à freira carmelita que morreu aos 24 anos e foi canonizada por seus milagres realizados, em 1923.
Feito no estilo chamado de neogótico, inicialmente a ideia era de que fosse construída uma capela em homenagem à Santa, mas após um grande volume de doações, a viabilidade da construção de um santuário foi alcançada.
"No começo a ideia era fazer uma capela, mas houve uma mobilização tão grande da população e Santa Terezinha começou a fazer tantos milagres em Taubaté que a população doou muito mais do que se esperava. Como a devoção aumentou, pensou-se em fazer um santuário muito maior", relata a historiadora, Raquel Abdala.
O templo foi criado devido a grande corrente de devoção ao redor de Teresa de Lisieux, a freira carmelita francesa que foi canonizada em 1923, tornando-se conhecida como Santa Terezinha do Menino Jesus.
As construções começaram em 7 de junho de 1923 e a inauguração oficial ocorreu no ano de 1929, embora cerimônias fossem realizadas no local desde 1924.
Apesar do estilo neogótico, a igreja possui o piso inteiramente feito em madeira, o que é algo pouco usual nesse estilo.
No altar, feito com mármore de carrara e peças vindas da Espanha, estão Maria, o Menino Jesus e Santa Teresinha.
A decoração do local mistura pinturas, que foram feitas após a década de 1960, e vidros personalizados que tentam fazer com que os fiéis fiquem mais próximos ao céu.
No santuário também estão depositadas relíquias de Santa Terezinha, como o fragmentos de osso do dedinho, fios de cabelo e um pedaço de sua veste; que foram trazidas em 1998 por freiras carmelitas. Todas as relíquias são exibidas à comunidade, todo dia 30.
Fonte: G1
---
Comentários
Postar um comentário