Por Marcio Martins
CoWork Comunicação
A Fundação Pontifícia ACN - Ajuda à Igreja que Sofre manifesta a sua mais profunda tristeza pelo sequestro e morte do catequista Edouard Yougbare, da paróquia de Saatenga, em Fada Gourma, Burkina Faso. O catequista foi sequestrado na quinta-feira (18/04), por terroristas e seu corpo sem vida foi encontrado na manhã desta sexta-feira (19/04). De acordo com fontes locais que relataram à instituição de caridade, mais pessoas foram sequestradas e mortas com ele.
"Estamos com o coração partido pela perda de Yougbare", disse Maria Lozano, chefe de imprensa da ACN. "Ele serviu fielmente sua comunidade e sua morte é um golpe devastador para o povo de Saatenga. Os catequistas do Burkina Faso estão na linha da frente, arriscando as suas vidas para o bem do seu povo. Há apenas dois meses, outro catequista foi morto na diocese de Dori enquanto liderava a celebração da manhã de domingo em uma capela”, diz.
A entidade pede orações pelas famílias das vítimas e por todo o povo de Saatenga, profundamente afetado por estes acontecimentos. A ACN está empenhada em apoiar a Igreja no Burkina Faso durante estes tempos difíceis. Em 2023, foram mais de 50 projetos apoiados no país.
A situação de segurança no Burkina Faso tornou-se drástica nos últimos anos, com os cristãos a serem particularmente visados por grupos terroristas inspirados pelo extremismo islâmico. A violência no país pode ser vista como parte de um conflito mais amplo que envolve vários países da região do Sahel, incluindo Mali, Chade, Níger e Nigéria.
Sobre a ACN - Ajuda à Igreja que Sofre
A ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) é uma Fundação Pontifícia que apoia, por meio de informação, oração e ações, os fiéis onde quer que sejam perseguidos, oprimidos ou enfrentem necessidade. Fundada no Natal de 1947, a ACN foi elevada à condição de Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende cerca de 5.000 pedidos de ajuda pastoral da Igreja em mais de 130 países. Os projetos apoiados incluem: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa - incluindo a Bíblia da Criança da ACN com mais de 51 milhões de exemplares impressos em mais de 190 línguas -, apoio a padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e reconstrução de igrejas e demais instalações eclesiais; meios de transporte para evangelização; programas religiosos de comunicação; ajuda a refugiados e vítimas de conflitos.
---
Comentários
Postar um comentário