Congresso Mariológico - arquivo
Encontro ocorre entre os dias 15 e 18 de maio, em Aparecida (SP).
Lucas Torres - Aparecida
A Academia Marial de Aparecida, em comunhão com os estudos realizados no Vaticano, pretende, por meio do XVII Congresso Mariológico , refletir sobre os fenômenos das aparições marianas e as experiências místicas que supostamente envolvem Nossa Senhora. Para tal reflexão, teólogos e estudiosos sobre o tema palestram e participam do evento.
O tema central do Congresso Mariológico, que tem início nesta quarta-feira (15) e se estende até o dia 18 de maio, foi inspirado na passagem bíblica: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada!” (Lc 1,48). A abertura está marcada às 17h, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, dentro do complexo do Santuário Nacional de Aparecida. Após o credenciamento, a primeira atividade ocorre às 19h, com a fala inicial do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
“Esse Congresso, da Academia, deseja trabalhar a questão das chamadas Mariofanias. Essa palavra técnica se refere às aparições, manifestações e visões de Nossa Senhora” explica o Diretor da Academia Marial, Ir. André Luiz de Oliveira. O Congresso Mariológico é uma das iniciativas da Academia Marial de Aparecida, fundada em 16 de julho de 1985, tendo como objetivo o cultivo e o desenvolvimento teórico e prático da devoção à Padroeira do Brasil, por meio do conhecimento teológico, evangelizador e pastoral.
A Santa Sé tem sido muito cautelosa ao aprovar supostos eventos milagrosos. Na verdade, no século XX, das centenas de reivindicações públicas, houve apenas 12 com aprovação episcopal, 4 delas com reconhecimento do Vaticano. O Observatório Internacional sobre Aparições e Fenômenos Místicos foi lançado oficialmente na Pontifícia Academia Mariana Internationalis, em Roma, no dia 3 de maio de 2023.
Somente na Itália, nas últimas décadas, milhares de pessoas relataram ter tido revelações particulares de Nossa Senhora, por isso o Vaticano tem se debruçado sobre o tema. "Nossa ambição é ajudar a formar um conhecimento crítico", contextualiza a Irmã Daniela Del Gaudio, que é diretora do comitê de direção do Observatório Internacional.
O Padre João Carlos Almeida, dehoniano, conhecido popularmente como Padre Joãozinho, é um dos nomes confirmados entre os palestrantes. O Congresso pode ser acompanhado de maneira presencial e também online. Para mais informações acesse a12.com /congressomariologico.
Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional
14 maio 2024
Fonte: Vatican News
---
Comentários
Postar um comentário