São Tiago Maior
Por Redação central
25 de jul de 2024 às 00:01
Hoje (25) a Igreja celebra a festa de são Tiago Maior, um dos doze apóstolos escolhidos pelo Senhor e que é representado vestido como um peregrino ou como um soldado montado em um cavalo branco em atitude de luta. São Crisóstomo disse que ele foi o apóstolo mais ousado e corajoso.
O “filho do trovão”, como Jesus chamou Tiago e seu irmão são João evangelista, é padroeiro da Espanha e de sua cavalaria, assim como dos peregrinos, veterinários, equitadores e de várias cidades do mundo. Algumas cidades inclusive levam o seu nome em países como Chile, República Dominicana, Cuba entre outros.
O nome de são Tiago vem das palavras Sant Iacob, do hebraico Jacob. Durante as batalhas, os espanhóis costumavam gritar “Sant Iacob, ajude-nos” e, ao dizê-lo rápido e repetitivamente, soava como são Tiago.
Foi testemunho com João e Pedro da transfiguração do Senhor no Monte Tabor, da pesca milagrosa e da oração de Jesus no Jardim do Getsêmani, entre as passagens mais representativas.
A tradição conta que chegou à Espanha para proclamar o Evangelho. A catedral de Santiago de Compostela é considerada seu principal santuário, para onde milhares de pessoas peregrinam todos os anos, desejosos de percorrer o Caminho de Compostela.
Em 9 de novembro de 1982, quando são João Paulo II visitou esta catedral espanhola, fez um chamado à Europa para reavivar os “valores autênticos”, porque os outros continentes “olham para ti e esperam também de ti a mesma resposta que são Tiago deu a Cristo: ‘Eu posso’”.
“Eu, sucessor de Pedro na Sé de Roma, uma Sé que Cristo quis colocar na Europa e que ama pelo seu esforço na difusão do Cristianismo no mundo; Eu, bispo de Roma e pastor da Igreja universal, de Santiago, te lanço, velha Europa, um grito cheio de amor: Volta a encontrar-te. Sê tu mesma. Descobre as tuas origens. Reaviva as tuas raízes”, expressou o santo polonês.
O apóstolo Tiago é conhecido também por ter preparado o caminho para que a Virgem Maria fosse reconhecida como um “Pilar” da Igreja.
O papa Francisco, em fevereiro de 2014, ao refletir sobre os conflitos armados, assinalou que são Tiago nos dá um conselho simples: “Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vocês”. (Fonte: ACI digital )
Orações poderosas a São Tiago Maior, protetor dos peregrinos
No livro dos Atos dos Apóstolos, é evidenciado que ele foi um dos primeiros a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho
Anualmente, em 27 de julho é celebrada a memória litúrgica de São Tiago Maior. Dentre os doze apóstolos, foi um grande amigo de Jesus e viveu com fidelidade o seu discipulado. No livro dos Atos dos Apóstolos, é evidenciado que ele foi um dos primeiros a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho.
Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro, desejando-lhe “a Paz de Cristo”. Por isso, prestamos nossas homenagens e dedicamos nossas orações a este grande santo, que deu a vida pela Igreja.
Pedindo intercessão de São Tiago, confira duas poderosas orações dedicadas a ele:
‐ Prece a São Tiago Maior, protetor dos peregrinos
Apóstolo São Tiago Maior, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber no cálice do Senhor. És o grande protetor dos peregrinos, interceda a Deus por mim, faz-me forte na fé e alegre na esperança. Nos caminhos de minha vida, socorrei-me sem demora. Em meu caminhar de peregrino, seguindo o caminho da vida de Cristo, fortalecei-me e alentai-me para que finalmente eu possa alcançar a glória de Deus Pai. Quero ser íntimo de Jesus, assim como tu fostes, São Tiago, pois estão no meu coração as palavras do Senhor: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Sem mim nada podeis fazer. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando”.
Ó São Tiago, dai-me a vossa coragem de deixar tudo e seguir ao chamado do Mestre.
São Tiago, intercedei por nós! Amém!
‐ Poderosa oração pela conversão, a São Tiago Maior
Ó São Tiago, apóstolo de Jesus Cristo, dai-me a vossa coragem, de deixar tudo e seguir ao chamado do Mestre.
Verdadeiramente, eu só serei convertido de Jesus Cristo, quando fizer dele o meu único Senhor, aquele que manda, aquele a quem eu, sempre e em tudo, hei de servir. Entre os 12 apóstolos, vós não fostes um, mas, amigo íntimo, participando com Pedro e João, das ocasiões especiais, seja nas alturas do Tabor, seja no Horto das Oliveiras.
Também quero ser íntimo de Jesus, pois continuamente ele me repete: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Sem mim nada podeis fazer. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando”.
São Tiago, vinde me ajudar! Amém.
---
Comentários
Postar um comentário