Santa Sé apaga enquete que mostrou resposta negativa ao Sínodo da Sinodalidade

Papa Francisco reza durante encerramento do Sínodo da Sinodalidade em 2023. | Vatican Media

Por Kristina Millare

29 de jul de 2024 às 15:59

A Santa Sé foi criticada por comentaristas online no último fim de semana por excluir uma enquete online que dava resultados negativos sobre o Sínodo da Sinodalidade.

Publicada na sexta-feira (26) nas redes sociais do escritório que organiza o sínodo, a enquete perguntava: "Você acredita na sinodalidade como um caminho de conversão e reforma pode melhorar a missão e a participação de todos os batizados?"

As respostas só podiam ser "sim" ou "não". Cerca de 88% dos que participaram responderam “não”.

O Sínodo da Sinodalidade convocado pelo papa Francisco terá sua segunda sessão em outubro no Vaticano.

A enquete teve cerca de 136 mil visualizações na conta oficial da rede social X da Secretaria do Sínodo. Cerca de 7 mil pessoas enviaram seu voto nas 24 horas em que a enquete ficou ao vivo naquele canal. Outras 780 pessoas votaram no Facebook antes do fechamento da votação.

No sábado (28), as publicações no X e no Facebook que exibiam os resultados finais, e os comentários de usuários das redes sociais, foram apagadas das contas oficiais do escritório do sínodo.

No entanto, alguns usuários conseguiram capturar uma tela dos resultados da votação que o escritório do sínodo a removesse. Católicos nas redes sociais criticaram a remoção dos resultados negativos. Muitos qualificaram a decisão como hipócrita.

 "A Igreja Synod_va quer ouvir você. Até e a menos que você diga a eles algo que eles não querem ouvir. #sinodalidade", escreveu Amanda (@TheMrsFarnum) no X.

Outro usuário do X, Matthew Hazell (@MPHazell), católico inglês que trabalha em projetos que comparam a tradição e as liturgias reformadas do rito romano, criticou a remoção das postagens, escrevendo: "Oh querido, a @Synod_va enquete sobre #sinodalidade foi excluída! Não parece muito #sinodal..." e escreveu, em outra publicação separada: "Talvez os especialistas e os participantes do #Sínodo de outubro de 2024 recebam os resultados".

Para, Jonathan Lewis, vice-presidente da empresa de software Catholic Faith Technologies, os resultados disseram mais sobre os entrevistados do que a sinodalidade.

"Com base nos principais comentários e resultados da enquete, essa publicação reitera a realidade da resistência norte-americana à sinodalidade em comparação com a Igreja global", disse Lewis no X.

A reunião sinodal de outubro em Roma concluirá a "fase de discernimento" do Processo Sinodal 2021-2024. A primeira sessão no Vaticano foi realizada em outubro de 2023 e incluiu 363 participantes de todo o mundo.

O Sínodo da Sinodalidade diz que o processo é dividido em três fases: a consulta do povo de Deus, o discernimento dos pastores e a implementação da Igreja sinodal. É o primeiro sínodo na história da Igreja em que os leigos têm direito a voto.

Ao longo de seu pontificado, o papa Francisco pediu repetidamente por uma "Igreja ouvinte" que encoraje pastores e fiéis a caminhar e trabalhar juntos para criar uma Igreja aberta, acolhedora e missionária em sua perspectiva.

---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog