Catedral de Santos, SP, reabre após cinco meses de obras para restauração interna e externa

Missa de reabertura da Catedral ocorreu neste sábado (24), em Santos. — Foto: Mozarth Dias/TV Tribuna

Missa de reabertura ocorreu neste sábado (24), na Praça Patriarca José Bonifácio, no Centro Histórico.

Por g1 Santos

24/08/2024 12h06 
Atualizado há um dia

Após cinco meses fechada para obras de restauração, a Catedral de Santos, no litoral de São Paulo, reabriu ao público com uma missa presidida pelo bispo Dom Tarcísio Scaramussa neste sábado (24).

A catedral fica na Praça Patriarca José Bonifácio, no Centro Histórico. No fim do ano passado, ela recebeu reparos no telhado e, no dia 1º de março, o local fechou para obras estimadas em aproximadamente R$ 1,38 milhão.

De acordo com a Diocese de Santos, os serviços de reforma incluíram pintura das grades, da cúpula, das torres e das imagens, além de iluminação e som novos. A igreja também recebeu lavagem da fachada e novas salas de administração e secretaria.

Durante o período de reforma, as missas da Catedral aconteceram na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Praça Ruy Barbosa, s/nº, no Centro. Reformado, o local receberá parte da festa em louvor à Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade.

A abertura da programação da festa ocorre neste domingo (25), no Santuário. A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat percorrerá as escadarias até o sopé do Monte Serrat, onde seguirá em carreata até a Paróquia Santa Margarida Maria, onde o bispo receberá a imagem oficialmente e presidirá a Santa Missa.

Ao término, a imagem de Nossa Senhora será conduzida para a Catedral Diocesana de Santos, onde deverá chegar por volta das 21h.

A Catedral de Santos reabriu ao público após cinco meses fechada para obras de restauração — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

A Catedral de Santos foi construída visando a substituição da antiga Igreja Matriz, interditada em 1907. Em 24 de junho de 1909, a pedra fundamental foi lançada.

Inaugurada em 5 de outubro de 1924, a Catedral de Santos recebeu o título de Catedral de Nossa Senhora do Rosário.

A antiga Igreja Matriz de Santos em aproximadamente 1905. — Foto: José Marques Pereira/Memória Santista

O prédio foi erguido em pedras e tijolos no estilo neogótico, por meio do projeto do engenheiro Maximilian Emil Hehl. Emil também idealizou a Catedral de São Paulo, localizada na Praça da Sé.

Embora o local tenha sido inaugurado na década de 1920, as obras só foram concluídas em 1969, com a entrega da cripta que abriga os túmulos de bispos e sacerdotes de Santos.

A Catedral de Santos foi inaugurada em outubro de 1924. — Foto: Silvio Luiz/ Jornal A Tribuna

Fonte: G1
---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog