Instituto Hesed realiza Quaresma de São Miguel e mobiliza campanha em apoio ao Rio Grande do Sul

Quaresma de São Miguel Arcanjo

Por Sabrina Jacinto, 
Instituto Hesed

Durante 40 dias dedicados à Quaresma de São Miguel, as religiosas vão intensificar pedidos de orações e doações para às famílias afetadas pelas fortes chuvas neste ano

A Quaresma de São Miguel, uma tradição devocional de grande significado espiritual, começou no último dia 15 e se estenderá até 29 de setembro, totalizando 40 dias, com exceção dos domingos. O período, inspirado por São Francisco de Assis, é um tempo de oração intensa e jejum, destinado a aprofundar a intimidade com Deus e com São Miguel Arcanjo. No Instituto Hesed, a programação acontece a partir de 04h com o Rosário da madrugada, que é transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Ir Kelly Patrícia OFICIAL/INSTITUTO HESED.

Neste ano, o Instituto também faz da Quaresma um momento especial de pedido para a solidariedade. Parte das doações serão destinadas para ajudar às famílias atingidas pelas enchentes e que necessitam de apoio nesta fase para reestruturar a vida.

No começo de agosto, as religiosas do instituto lançaram o documentário intitulado “Do caos à esperança: um rastro de luz em meio à tragédia no Rio Grande do Sul”, que evidencia questões profundas sobre fé e esperança diante do sofrimento causado pela recente tragédia no sul do Brasil.

O que é a Quaresma de São Miguel?

A história da Quaresma de São Miguel remonta ao ano de 1224, quando São Francisco de Assis iniciou a prática no Mont’Alverne, onde viveu um momento de profunda espiritualidade. Esse santo tinha em seu interior um desejo intenso de experimentar a Paixão de Cristo. Neste período, São Francisco teve uma visão de um Serafim crucificado, o que lhe proporcionou uma compreensão de que não é o martírio do corpo que poderia transformá-lo, mas o amor que dedicava a Jesus e que incendiava a sua alma. A partir desse momento, a prática de jejuar e orar durante este tempo específico tornou-se um legado espiritual importante.

“A Quaresma de São Miguel é especialmente voltada para aqueles que buscam uma graça especial ou transformação pessoal. Durante esses 40 dias, são muitos os testemunhos de mudanças significativas de vidas, incluindo restaurações de relacionamentos e providências financeiras. A prática é conhecida por promover um profundo impacto espiritual, ajudando os participantes a se tornarem mais próximos de Deus”, pontuam os religiosos do Instituto Hesed.

Para viver intensamente este tempo de graça, o Instituto Hesed propõe a recitação do Rosário da madrugada, começando às 04h, durante os 40 dias, como um desafio espiritual e uma maneira de oferecer as primeiras horas do dia ao Senhor. Este ritual tem se mostrado transformador para muitos fiéis, promovendo um crescimento espiritual e uma profunda intimidade com Deus. O encerramento da Quaresma de São Miguel está marcado para o dia 29 de setembro, com um grande evento no Centro de Eventos do Ceará.

Crescimento da devoção à São Miguel

A oração pela intercessão do Arcanjo São Miguel ganha força e se consolida como uma das devoções que mais crescem nos dias de hoje. Em 2023, durante o período da Quaresma, foram registradas mais de 18 milhões de visualizações no Youtube do Instituto Hesed.

“Temos contemplado no Brasil, de maneira especial, um verdadeiro crescimento da devoção a São Miguel. A própria Sagrada Escritura nos dá a explicação. No livro de Daniel, capítulo 12, versículo 1 temos a seguinte profecia: “Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos de teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro. É inegável que vivemos um tempo de angústia e desolação. Muitos são os problemas que nos afligem, mas a palavra de Deus nos ateste: nesse tempo, surgirá Miguel. Temos testemunhado a ação de São Miguel nesses tempos que são tempos de angústia. Foi para esse tempo que São Miguel foi designado, exatamente para nos ensinar a proclamar diante de tudo: QUEM É COMO DEUS!” explicam as religiosas do Instituto Hesed.

Mais informações:

---

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog